Dolane Patrícia*
O que você diria se alguém dissesse para você que você pode mudar o seu destino com as suas escolhas? E mais, que você é o único responsável pela vida que tem levado? E ainda que o significado que você escolhe dar a sua vida determina a qualidade dela? Todas essas frases são ditas por Paulo Vieria criador do Método Cis.
Entendo sua surpresa! Eu também fiquei impactada com essas afirmações quando fiz o Método Cis pela primeira vez – O Maior Curso de Inteligência emocional do Mundo, criado pelo Coach PHD Paulo Vieira, que também é o proprietário da bem-sucedida empresa FEBRACIS e concede o Método Cis gratuito para policiais, adictos e presídios.
Milhares de pessoas já foram impactadas pelo mundo inteiro, eu já fiz por 26 vezes e pretendo fazer todas as edições. Ao longo de mais de 238 turmas, atingindo um público cada vez maior a cada edição o Cis tem impactado milhares de vidas. A metodologia do Coaching Integral Sistêmico já foi testada, comprovada e vem se adaptando a cada turma. O curso acontece em várias cidades do Brasil, além de Orlando nos Estados Unidos e cidades da Europa e África.
O curso traz benefícios pessoais como: Equilíbrio e Força Emocional, Reprogramação de Crenças, Alta performance Profissional, Reestabelecimento do Autocontrole Emocional, Autoestima e Eliminação de Autossabotagem. No que se refere a área empresarial, fortalece o poder de liderança e capacitação de gestão, além de contribuir para o trabalho em equipe facilitar a realização de metas e objetivos, etc. No âmbito da família já salvou diversos casamentos, além de melhorar a relação com parentes e filhos.
Graças a magistrados que querem contribuir para tonar nesse mundo um lugar melhor, o Método Cis se tornou uma realidade em Boa Vista: O MM Juiz Dr Deomar Barroso, da Vara de Execução de Belém-PA, um juiz que tem impactado vidas de milhares de presidiários em todo Brasil e de uma humanidade sem precedentes, o MM juiz da Vara de Execuções Penais de Boa Vista-RR, Dr Daniel Damasceno, profissional extraordinário, de um competência colossal e o apoio dado no início do projeto em 2022 pela MM Juíza Dra Joana Sarmento, MM Juiz Bruno Alves, da 1a Vara Cível de Boa Vista, na época juiz Auxiliar da Presidência e o MM Juiz Renato Albuquerque, magistrados extremamente respeitados e de notório saber jurídico.
O Tribunal de Justiça de Roraima tem sido um grande incentivador do projeto social, além de ter sido premiado como o tribunal mais rápido do País, ainda cuida de questões humanitárias que irão beneficiar a sociedade em diversos aspectos.
Mas a mágica é que o Método Cis chegou na modalidade de Projeto Social, de forma gratuita para dependentes químicos, presídios, Policiais e Corpo de Bombeiros. Mas existe a modalidade paga para que todos possam ter acesso a esse treinamento que já impactou gerações! A Cadeia Feminina, o CPP e o CPC já participaram de várias edições e os depoimentos das detentas sempre são emocionantes. Quero desafiar o Tribunal de Justiça e a Sejusc a levar o projeto para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo e o Presídio de Rorainópolis.
No início do mês de junho, aconteceu uma edição especial do Método Cis em Roraima com policiais militares, civis, penais, corpo de bombeiros, dentre outros. E também aconteceu com alguns detentos e com os dependentes químicos do Projeto Social Jó.
O curso começou na quinta feira e os policiais e alunos da Febracis levavam alimentos para que os dependentes químicos, também chamados Adictos, tivessem todas as alimentações no local e também apoio com alimentos após o curso.
No primeiro dia pude testemunhar os rostos sérios de quem estava ali rebocado, fisionomias e semblante fechados. No segundo dia já se via um sorriso aqui e outro ali, no terceiro dia a alegria já corria solta e no quarto dia já nem pareciam mais as mesmas pessoas. O treinamento aconteceu na Assembleia Legislativa de Roraima com o apoio da deputada Tayla Peres, e a Competente superintendência administrativa e logística da Casa, pessoas educadas, competentes que se importam com o ser humano e contribuíram para tornar esse mundo um lugar melhor, toda gratidão a vocês.
No último dia, no melhor momento, a fibra rompeu por 10 minutos, foram os 10 minutos mais longos da minha vida. Eu, Daliane Santana diretora da Febracis Manaus, juntamente com Diani Vasconcelos, também da Febracis, quase damos alguns pré-infartos nesse dia, mas o final foi extraordinário tudo deu certo e os abraços de gratidão ao final fazia tudo valer a pena.
Tivemos a oportunidade de contar com uma equipe de 25 monitores fantásticos, todos voluntários, responsáveis, dóceis, todos ali deixando seus afazeres e suas famílias para contribuir com a transformação de vidas.
Minha mãe com 84 anos fazia seu terceiro Método Cis por opção, 60 horas de curso. Meu filho Arthur Ryan fazendo pela quarta vez, também por opção e sendo os últimos a irem embora a cada madrugada, são coisas que não tem preço!
Dois poderes unidos, Judiciário e Legislativo para transformar um sonho em realidade, um sonho que mudou a condição de mais de 200 pessoas. O MM juiz Dr Daniel Damasceno fez a abertura comigo, Daliane, uma das melhores treinadoras do Brasil e o comandante da PM Cel Miramilton Goiano. Era tudo muito gratificante e como eu estava grata naquele momento por iniciar mais um Método Cis em Roraima, sabia que seria transformador.
Eu sou uma testemunha viva de que o Método Cis é capaz de transformar sonhos em realidade, as vezes alguns que nem ousamos sonhar. Sim, é real! Não é um curso, na verdade nem é um treinamento, é uma Metanoia, transformação de mente!!! Se fosse possível, sim, eu subiria numa montanha e gritaria bem alto para que as famílias do mundo inteiro fizessem o Método Cis. Eu, uma voluntária de um projeto social, sem fazer parte da Febracis entrei para esse mundo onde tantas vidas são transformadas e tantas famílias restauradas. Sim, dá para mudar o mundo!!!
Em uma das vezes que fiz o Método Cis, Paulo contou que estava chegando em uma cidade do Nordeste e do avião via lá de cima várias casas pequenas com suas luzes ligadas e ele pensava nas famílias que deixavam seus filhos sozinhos sem amor, sem atenção, maridos talvez adúlteros, alcoólatras, mulheres sem tempo para a família e ele pensava como seria importante que o Método Cis entrasse em cada lar. Prometi para mim mesma que um dia o Método Cis alcançaria as família em Roraima e com a ajuda das pessoas mencionadas acima, o sonho virou realidade.
Paulo sempre diz no Método Cis que quer mudar o mundo e que pretende construir um grande exército! Eu faço parte desse exército, também acredito que podemos mudar o mundo. E pessoas como nós são sempre chamadas de loucas, e isso me lembra Steve Jobs quando declara que:
“Os renegados… Os encrenqueiros. Os que insistem em ser uma peça redonda em um buraco quadrado…Os que veem as coisas de forma diferente… Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Enquanto alguns os veem como loucos, nós os vemos como gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, geralmente são aquelas que o fazem. (sic)”
Advogada, juíza arbitral, escritora, Mastercoach, Analista de Perfil Comportamental, Primeira Platinun da Região Norte. Apresentadora de TV. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Pós Graduada em Execução e Expert em Execução. Pós-graduada em Neurociência e Performance Humana. Acesse: dolanepatricia.com.br, Instagram @dradolane_patricia. Whats 99111-3740. #dolanepatricia