OPINIÃO

Olimpíadas de Paris e políticas públicas para o esporte

Por Deputada federal Helena Lima

As Olimpíadas de Paris nos convidam a refletir sobre a necessidade de promover políticas públicas para o esporte. Como deputada federal, tenho essa causa como uma das prioridades do meu mandato, pois reconheço que precisamos investir no esporte, a fim de valorizar talentos, assim como alcançar o desenvolvimento do desporto no Brasil e em Roraima.

Além disso, consideramos que enxergar o esporte como parte essencial da saúde, bem-estar e, sobretudo, como um direito do cidadão permite criar oportunidades para a população, especialmente para a nossa juventude. Esse  direito está ligado à dignidade humana e ao desenvolvimento integral de cada cidadão, independente de idade, gênero, condição física ou socioeconômica. Trata-se de um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O esporte e o lazer proporcionam um desenvolvimento saudável às crianças e aos adolescentes, afastando-os da criminalidade e das drogas. Por meio dele, fomentamos o respeito, a cooperação e a disciplina. Da mesma forma, vale ressaltar os benefícios da atividade física na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Então, investir em infraestrutura e em programas de incentivo ao esporte significa prevenir doenças e reduzir os custos da saúde pública. Esse impacto reflete nos orçamentos, sejam eles federal, estadual ou municipal, o que possibilita a aplicação de recursos em outros segmentos da sociedade, os quais demandam a mesma atenção.

Outro fator relevante é o potencial econômico do esporte. Os eventos esportivos geram empregos, impulsionam o turismo e estimulam a economia. À vista disso, as cidades que têm capacidade para sediar eventos esportivos atraem pessoas interessadas em competições nacionais e internacionais, dinamizando a economia local.

Portanto, ao compreendermos os benefícios do esporte para a sociedade, temos a missão de desenvolver políticas públicas que assegurem oportunidades iguais para todos, desde a base até o alto rendimento. Como representante do povo, reafirmo meu compromisso de defender a prática esportiva como uma prioridade local, regional e nacional.