OPINIÃO

Psicopatia: transtorno de personalidade antissocial

“O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne.” (Provérbios 11:17 e 18)

A psicopatia é um transtorno mental muito comum, no mundo inteiro e é caracterizado por personalidade egocêntrica, pois lhe faltamsentimento de dor pelo que praticaram. Eles possuem comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais as pessoas, todavia a psicopatia não é considerada uma doença.O psicopata é um indivíduo perverso e sofre um quadro psíquico, a qual afeta a sua interação social.

Geralmente, os psicopatas são mais do sexo masculino, entretanto esse transtorno também pode atingir mulheres, em variados níveis, Essa doença é denominada como transtorno de personalidade antissocial.

Alguns indivíduos, geralmente com psicopatia mais leve não tiveram um histórico traumático, porém esse transtorno, principalmente nos casos mais graves, parece estar associado à mistura dealguns fatores como, porexemplo, disfunções cerebrais e biológicas; traumas na infância como abuso emocional, sexual e físico; predisposição genética; separação dos pais; violência e inclusive e, entre outros, conflitos familiares e na escola.

Esse distúrbiomental começa ser mais evidente em homens antes dos 15 anos enas mulheres ele pode passar despercebido por muito tempo, pois elas costumam ser mais discretas e menos impulsivas que os homens.

Esse transtorno acompanha toda a vida, mas com tratamento psicoterapêutico pode apresentar alguma melhora.

Alguns psicopatas são serial killer e muito violentos, mas alguns psicopatas, frequentemente, fingem ter sentimentos genuínos em relação a outras pessoase muitas vezes, ocupam cargos relevantes,visto queeles possuem a capacidade de manipular e de conquistarem facilmente a simpatia das pessoas.

Eles nascem com características de impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigo, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais. Eles também são dissimulados; não são empáticos;não sentem remorso; são calculistas; predatórios e extremamente habilidosos em conseguir atingir seus objetivos.

Os crimes dos psicopatas acabam sempre sendo descobertos.

Marlene de Andrade

Médica formada pela UFF

Título em Medicina do Trabalho/ANAMT

Perita em Tráfego/ABRAMET

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL

CRM-RR 339 RQE 431