OPINIÃO

Reciclar para não destruir

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. (Salmo 19:1) 

Há um ditado que diz: “Limpe o seu quintal e o mundo ficará limpo.” O nosso quintal pode ser também considerado qualquer lugar onde estejamos. Ocorre que algumas pessoas não limpam seu quintal e ainda sujam as ruas, avenidas, travessas, estradas, rios, mares e, por exemplo, as praças públicas jogando, pontas de cigarro, copos plásticos, papel, latinhas de cerveja e de refrigerantes, sacos plásticos e, entre outros, restos de alimentos. Jogar o lixo e resíduos de forma incorreta no meio ambiente prejudica o ser humano de forma muito perigosa e o bio-sistema.

E por que fazem isso? Há muitos motivos, todavia a mais séria delas e a falta de instrução em relação à preservação do meio ambiente. Esse ensinamento tem que começar dentro do núcleo familiar quando a criança ainda é pequena.

Os governantes, em geral, deveriam tomar uma providência e mostrar o que vem ocorrendo no meio ambiente, posto que se essa desorganização continuar, o planeta terra não vai subsistir a tantas agressões como, por exemplo, a extinção das florestas, visto que o desmatamento só vem aumentando.

Outra situação que está prejudicando bastante o ecossistema é a extração dos recursos minerais. Evidentemente, que extrair minérios é correto, porém tudo deve ser feito com ordem e decência.

Quanto às indústrias muitas delas trabalham dentro dos parâmetros corretos, porém algumas trabalham de forma totalmente desorganizada e tal fato, vem prejudicando demasiadamente a natureza.

A desorganização de uma empresa tem origem devido à falta de planejamento, entretanto quando a empresa possui um plano empresarial organizado estrategicamente e passa a trabalhar de forma organizada ela não prejudica ecossistema e isso é uma questão importantíssima à vida do ser humano e do meio ambiente que deve ser sempre equilibrado e autossuficiente.

Por sua vez, o desmatamento sem um plano de preservação é extremamente arriscado e perigoso. O desflorestamento, queimadas, poluição dos mares, rios, ar e o descarte irregular de lixo estão destruindo o nosso planeta a passos largos.

A prefeitura de Boa Vista deveria multar os proprietários das casas que deixam lixo nas suas calçadas e também os transeuntes e até os motoristas de carros, caminhões, motos, ônibus que jogam lixo nas ruas quando estão conduzindo seus veículos.

A criação de Deus manifesta a glória dEle, o qual fez tudo perfeito no universo. Temos a obrigação de nos tornarmos guardiões conscientes e prudentes da nossa preciosa natureza e não destruidores do nosso planeta.

Marlene de Andrade

Médica formada pela UFF

Título em Medicina do Trabalho/ANAMT

Perita em Tráfego/ABRAMET

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL

CRM-RR 339 RQE 341