OPINIÃO

 Terra, a vida em intenso movimento

Terra, uma imensidão com mais de 510 milhões de Km² de área de superfície. Um espetáculo iluminando a humanidade com cenários arrebatadores de densas florestas, de imponentes oceanos, de rios caudalosos, do multicolorido das aves como o beija-flor-de-gravata-vermelha encontrado na Chapada Diamantina, de desertos escaldantes e da fauna que caminha nos mais distintos biomas do Planeta Terra, sob o olhar fulgente das pessoas. É a vida em intenso movimento como a fantástica dança das marés, entre idas e vindas, como caminham todas as espécies na Terra, umas vão e outras virão recompor novos ciclos de vida, pois a vida de todas as espécies é uma construção interminável!

    Ao discorrermos sobre a natureza, o nosso imaginário é aflorado de forma intensa de quão belo são todas as espécies de vida na Terra. A grandeza das árvores centenárias, como o angelim-vermelho, as sumaúmas presentes na Floresta Amazônica e as sequoias-gigantes americanas que podem atingir mais de 100m de altura. Tudo na natureza são espetáculos inigualáveis, como a colossal Bacia Hidrográfica Amazônica a maior do mundo com cerca 7 milhões de km², dos quais, 3.8 milhões de Km² estão no Brasil e o restante em sete países fronteiriços com o nosso país.

    Quando o tema é a natureza tudo é inspirador, como as densas florestas, as montanhas rochosas, as fontes termais, as geleiras e as águas azul-turquesa, em Alberta, no Canadá, e em tantos outros lugares do mundo. Ou, ainda as duas calotas polares que estão localizadas nas extremidades do Globo Terrestre, de um lado o oceano Glacial Ártico, no norte, onde voam as andorinhas milhares de Km em voos incomparáveis em direção à Antártica, no sul, esses dois santuários gelados de extrema beleza e de vital importância para o equilíbrio da temperatura em todo o mundo. Na Antártica já foram registrados incríveis 89,2 graus negativos de temperatura!

    Guepardos, leões, girafas, gnus, elefantes, hipopótamos e rinocerontes são alguns dos animais encontrados nas savanas do continente africano. Em Madagascar, o pequeno lêmure e na Namíbia, o rinoceronte negro. E mais, na Zâmbia e Zimbábue, as Cataratas de Vitória, uma das Sete Maravilhas do Mundo Natural e na Tanzânia, o Monte Kilimanjaro são algumas belezas africanas. A África, tem na exuberância da Floresta Equatorial Africana uma das maiores florestas tropicais do mundo. E três desertos fascinantes estão na África: o Saara, o Kalahari e da Namíbia.

   As montanhas sempre despertaram o fascínio nos povos em todo o mundo, como os belíssimos alpes europeus. E a cordilheira do Himalaia, a cadeia de montanhas mais alta do mundo com quase 9000m. de altitude, na Ásia, fascina e desafia os alpinistas e as aves. Os Grous, aves que voam em grande número do Cazaquistão, na Ásia Central no período do inverno em busca de temperatura mais amena, na Índia, em voos espetaculares passando por cima da cordilheira do Himalaia. Cenários arrebatadores!

    A natureza propicia infinidades de belezas naturais como o rio Amazonas, do Brasil e o Nilo, da África, os maiores do mundo em volume e em extensão, cada um com aproximadamente 6900 Km.  O fundo dos oceanos retratam a vida em larga escala, como a Grande Barreira de Corais Australiana, na Oceania que é o maior organismo vivo da Terra. Os oceanos são berçários colossais de inúmeras espécies de vida abrangendo 361 milhões de Km², da superfície da Terra, interligando-se entre si o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Glacial Antártico e o Glacial Ártico. Os espetáculos das baleias-jubarte em saltos espetaculares, no litoral brasileiro, vindas das águas geladas do Atlântico Sul para se procriarem, por exemplo, é um dos palcos da natureza surpreendentemente belo!

    Os ciclos migratórios das aves e dos animais são extraordinários em todos os aspectos. Onde, cada espécie segue seus instintos eternizados pela natureza seja, em voos de longas distâncias pelas correntes de ar favoráveis em suas trajetórias ou, em incríveis jornadas como fazem os Gnus bois selvagens, pelas savanas africanas para perpetuar a sua espécie. É a vida em intenso movimento. É o Planeta Terra! 

    Luz!                       

    Brasilmar do Nascimento Araújo * Jornalista e Poeta

    [email protected]