OPINIÃO

Um método de transformação de vidas

Dolane Patrícia*

Momentos extraordinários precisam ser compartilhados e algo incrível está acontecendo na Assembleia Legislativa de Roraima desde o dia 30 de maio de 2024. É o Método Cis, o maior e melhor treinamento de inteligência emocional do mundo. Tudo começou com muita expectativa, e os conteúdos eram esplêndidos. Como advogada, coordenar um projeto de uma importância tão grande me traz uma alegria que não daria para expressar ainda que eu usasse todo papel e tinta do mundo.

As pessoas sempre perguntam o que é o Método Cis – É um método de vida  na verdade, um estilo único, criado pelo PHD Paulo Vieira. Significa Método – Coach Integral Sistêmico (Cis) que fornece o treinamento gratuito para policiais, presídios e dependentes químicos. O curso beneficia qual classe de pessoas? Todas elas, porque é algo que não dá para explicar, você precisa fazer para ver com os próprios olhos as coisas sobrenaturais que acontece naquele lugar.

Quando você inicia um processo como esse que tem a duração de 60 horas, em uma imersão que vai das 10h da manhã às 2h da manhã e que transforma vidas em 4 dias, sendo que o último dia termina às 7 horas da manhã.

O Método já teve 238 edições. Uma parceria que fiz, a melhor da minha vida, com a FEBRACIS, o MM Juiz Dr. Deomar Barroso, juiz de Direito Titular da Vara de Execuções Penais de Belém-PA e o Dr. Daniel Damasceno da Vara de Execuções Penais em Boa Vista, um profissional extraordinário e através do seu apoio vários detentos e policiais tiveram a vida transformada porque ele se importa com as pessoas e com a sociedade de Roraima, para devolver pessoas melhoras para a sociedade após o cumprimento da pena ou após deixar a prisão.

O Dr. Daniel trouxe o apoio do Tribunal de Justiça de Roraima, um Tribunal que sempre se destaca no país pelo seu brilhante corpo funcional e pelas ações sociais que sempre participa como é o caso do Método Cis gratuito para policiais e presidiários. Sim a Cadeia Feminina já realizou por várias vezes, dentre outros presídios da capital e em fevereiro vários policiais tiveram a vida transformada em um Método Cis realizado no Auditório do Tribunal do Juri de Boa Vista, com total e incondicional apoio da MM juíza de direito, Dr. Lana Leitão, titular de uma das Varas do Juri.

Mas existe algo ainda mais fantástico acontecendo, o Método Cis para dependentes químicos do Projeto Social Jó, vários dependentes químicos realizando treinamento de inteligência emocional com seus familiares, isso não tem preço algum. Mas ainda tem algo ainda mais extraordinário, os policiais e os alunos da FEBRACIS empresa do Dr. Paulo Vieira, está doando todos os dias alimentos para esta instituição que está fazendo todas as refeições no local durante o curso. Foi doado, gás, e diversos alimentos para que pudessem ter suas refeições asseguradas durante o curso.

Quem ainda foi imprescindível foi a Diretora da FEBRACIS da Franquia Manaus e em breve de Boa Vista Daliane Santana, auxiliada pela Coordenadora de Boa Vista Diani  Galvão. Pessoas com bondade e dedicação colossais. Juntas fazemos coisas incríveis nesse Estado para ajudar pessoas.

Ainda destaco a minha mãe de 84 anos que está fazendo o Método Cis pela 3ª Vez e fica sempre até o final, mesmo quando o treinamento vira a madrugada e isso para mim e algo que sempre inundam meus olhos de lagrimas.

São pessoas ajudando pessoas, motivo para o qual fomos criados por Deus, ajudar o semelhante e sermos pessoas melhores servindo como Jesus fazia, Ele que é nosso maior exemplo.

O Método Cis não trata de religião, mas Deus é a base do curso, com comprovação científica de questões que a Bíblia já relatava muitos anos atrás. E essa é a mágica do Método Cis, a comprovação científica de cada palestra e de cada exercício. Sim! Ele reprograma a sua mente sem hipnose, não me pergunte como porque eu iria responder com a frase: “Faça o próximo”!

A propósito, muitas pessoas não acreditam, mas já aconteceram coisas sobrenaturais, muito comuns após o final do curso, mas um sobrenatural bom, como solução de problemas que há muito tempo estavam aguardando solução.

Esse é o objetivo de um projeto sem fins lucrativos, concedido gratuitamente ao Estado por Paulo Vieira, através do MM Juiz de Direito Dr. Deomar Barroso, que já  implantou o curso no Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Tocantins, Pará, e implantamos juntos em  Roraima, mas era para o Brasil inteiro  está fazendo, no entanto nem todos os juízes da Execução Penal abraça, como fez a MM Juíza Dra. Joana Sarmento, da Vara de Execução em Roraima em 2022, quando o projeto aconteceu pela primeira vez  e hoje o Dr. Daniel Damasceno representando toda importância do Tribunal de Justiça no projeto.

No Poder Legislativo quem acreditou no projeto foi a Deputada Tayla Peres que não mediu esforços para ajudar e deu todo apoio a essa edição do curso que acontece na Assembleia Legislativa. Toda gratidão do mundo não seria suficiente para expressar o quanto somos gratos por uma estrutura tão extraordinário oferecida pela Assembleia Legislativa de Roraima.

Esse projeto resgata presos que muitas vezes  são discriminados pela sociedade que irá recebê-los depois, então não é melhor ressocializar? Já que voltará para o nosso meio, não seria importante não voltar a delinquir? 

Pessoas que jamais teriam condições de pagar o valor cobrado, tiveram a oportunidade de fazer o treinamento.

Juntos podemos fazer a diferença na humanidade, juntos ainda podemos dar um novo direcionamento à violência e juntos poderemos colocar em prática o mandamento divino de amor ao semelhante.

Afinal, “não é porque você errou uma ou duas vezes que você perdeu o seu valor, seu passado não define quem você é!” (Paulo Vieira)

*Advogada, juíza arbitral coach, analista de perfil comportamental, escritora e apresentadora de TV. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós-graduada em Direito Processual Civil, Família, Neurociência e Alta Performance. Personalidade Brasileira e Personalidade da Amazônia – Whats 95 99111 3740.     Instagram dradolane_patricia     –    youtube: Dolanepatriciarr.