OPINIÃO

Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima!

José Victor Dornelles Mattioni1

É comum ouvirmos frases sobre a valorização dos professores. Mas, quando foi a última vez que você comprou um livro produzido por um profissional da educação em Roraima?

Os professores da rede estadual de educação do estado de Roraima e associados à ANPUHRR, Hérika do Vale, Rutemara Florêncio e Alfredo Rolins, lançaram 2 livros sobre o ensino de História.

Com organização das professoras Hérika e Rutemara, o livro “Novo olhar para o ensino de História” possui artigos escritos por 8 professores, que apresentam relatos de experiências de trabalho e destacam inovações, críticas e aprendizados. O prefácio foi escrito pela Prof. Dr.ª Marcella Albaine da Costa (UFRR/ANPUH).

De acordo com a professora Hérika, O objetivo da obra é contribuir, indubitavelmente, para o ensino a partir de diferentes olhares e temáticas atuais, usando teorias e conceitos metodológicos que atendam às necessidades educacionais do século XXI, conciliando as diretrizes curriculares, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Documento Curricular de Roraima (DCRR).

A obra Ensino de História e diferença cultural, de Alfredo Rolins, apresenta os estudos sobre como histórias e saberes tradicionais das culturas dos povos indígenas são incluídos no currículo de História em suas práticas pedagógicas numa perspectiva intercultural e inclusiva na medida da Lei nº11.645/2008, especialmente numa sociedade tão diversa culturalmente em Roraima. O prefácio foi escrito pela prof. Dr.ª Raimunda da Gomes da Silva (UERR).

O professor Alfredo menciona como estes 2 livros irão contribuir para a educação no estado de Roraima. “Um novo olhar para o ensino de história” e “Ensino de história e diferença cultural” são contribuições a este debate. Resultado das inquietações de professores e professoras/pesquisadores/as da educação básica da rede pública de RR diante da urgência de “reinventar” a Escola e o ensino de história”, destaca Alfredo.

Ambos os trabalhos podem ser valorizados pela sociedade por meio da compra dos livros, e por diálogos entre as famílias de estudantes e os educadores. Com isso, estaremos incentivando cada vez mais produções em nosso meio educacional.

A título de curiosidade: como se chamava o seu professor de História?

1 Professor da rede estadual de educação do estado de Roraima. [email protected]

** Os textos publicados nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião da FolhaBV