O progama Agenda da Semana deste domingo (31) recebeu como convidada a presidente do Sindiperr (Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Roraima), Joana Dark, para falar sobre as denúncias da classe e a situação do sistema carcerário.
Joana inicia a entrevista comentando a fala do secretáro de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, que teria afirmado que o governador Antonio Denarium estaria ciente da situação de crise no sistema carcerário.
Essa não é primeira vez que eu venho falar dos problemas do sistema, daquilo que a gentevivnecia todos os dias. É muito complicado fazer apontamentos sobre o sistema prisional quando não se convive com ele diariamente como nós, policiais penais (…) Eu lamento muito essa fala do secretário quando ele diz que o governador tem ciência de tudo porque eu acredito fielmente que não tenha, pelo menos da nossa parte. Mas eu acredito que ele [governador] ainda vai nos chamar e ainda vai ouvir o outro lado.
A policial aponta os problemas enfrentados pela classe e afirma que, ao contrário do que foi dito pelo secretário André Fernandes, o número atestados psiquiátricos de policiais penais ultrapassa 150.
A gente ja vem a algum tempo sofrendo essas práticas de assédio moral, condutas indecorosas para com o policial penal. Nós já temos o peso de cuidar daquilo que ninguém quer cuidar então nós não precisamos de uma gestão que não anda junto com o policial. A categoria está adoecida, saturada, com o assédio moral, injustiças cometidas contra os policiais penais, Já tentamos diálogo diversas vezes, mas essa práticas só foram se aprofundando ao pico de nós termos nos últimos 18 meses mais de 150 atestados psiquiátricos. O que a gente recebe todos os dias são relatos cada vez mais dificeis. De pessoas que não conseguem trabalhar, com burnout, desmotivadas, que choram quando vai trabalhar.