Polícia

Ação conjunta da PRF, PM e Polícia Civil prende foragidos acusados de homicídio

Três homens foram presos em cumprimento a mandados de prisão, um deles na noite da terça-feira, 07, outro na madrugada e o último na manhã desta quarta-feira, 08. Uma das ações foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-174, quando prendeu um foragido da Justiça de Mato Grosso. A Polícia Militar foi responsável pelas outras abordagens que também culminaram em prisão. Um dos mandados foi cumprido em São João da Baliza, no Sul do Estado, em parceria com a Polícia Civil. Os três indivíduos são acusados de homicídio.

O primeiro a ser preso foi Claudinei Teixeira da Costa, de 33 anos, preso pela PRF na noite da terça-feira, 07, no quilômetro 472 da BR-174, em Boa Vista, acusado de ter praticado homicídio em Mato Grosso. A prisão foi decorrente de um cumprimento de mandado de prisão preventiva.

Os agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF faziam uma fiscalização quando avistaram um veículo Mitsubishi/L200 vindo de Caracaraí, Centro-Sul do Estado, e resolveram abordá-lo. O homem estava sozinho no veículo e informou que estava com destino ao Município de Amajari, na região Norte do Estado. Após consultas nos sistemas informatizados de segurança, constatou-se que ele estava foragido, aguardando cumprimento desde junho de 2015 pela 1ª Vara Cível e Criminal de Porto Alegre do Norte (MT).

O suspeito residia há pouco tempo em Roraima e declarou ter comprado terras no Amajari para iniciar atividades agrícolas. A ocorrência foi registrada no Plantão Central do 5º Distrito Policial em Boa Vista para procedimentos legais. Depois de passar por exame de corpo de delito, Claudinei foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural, onde dará cumprimento à pena.

PM – Por volta de 01h30 desta quarta-feira, 08, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural (Ciptur) da Polícia Militar conseguiu prender um foragido da Justiça enquanto fazia patrulhamento de rotina pela Rua Apocalipse, no Conjunto Habitacional Pérola, bairro Airton Rocha, na zona Oeste. Na ocasião, Paulo Cristóvão Nascimento Cardoso, de 29 anos, transitava em uma moto Biz, cor verde, quando foi abordado devido à grande quantidade de assaltos naquela área da cidade.

Assim que a guarnição fez consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), percebeu que havia um mandado de prisão em aberto pela prática do crime de homicídio, expedido no dia 23 de fevereiro deste ano pela 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri.

O veículo foi entregue à esposa do condenado e ele foi conduzido à Central de Flagrantes do 5º DP. De acordo com a sentença, Paulo Cristóvão foi condenado a 04 anos e 02 meses de reclusão em regime semiaberto. Ele confessou ter matado o cunhado com 35 facadas. Após ser submetido a exame de corpo de delito na sede do Instituto de Medicina Legal (IML), foi recolhido às dependências da Pamc.

SUL DO ESTADO – Uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar de São João da Baliza, Sul do Estado, resultou no cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra Felipe Gabriel Chaves Leite, que no momento da abordagem portava uma pistola modelo Glock, calibre 9mm, com 13 munições intactas e uma deflagrada. Ele estava em uma borracharia, quando tentou fugir e sacar a arma, quando percebeu a chegada das equipes, que conseguiram imobilizá-lo.

Felipe foi conduzido à Capital para fazer exame de corpo de delito e em seguida ser encaminhado ao sistema prisional. Ele é o principal suspeito de matar um rapaz, com quem já foi preso praticando crimes naquela cidade do interior. O crime aconteceu no ano passado, na praça que fica no Centro daquele município. (J.B)