Polícia

Acidentes de trânsito mataram 174 pessoas no ano passado

Foram registrados 3.342 acidentes ao longo de 2014, o que significa 278,5 registros por mês ou 9,2 acidentes por dia

Os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 174 pessoas em Roraima durante o ano de 2014. O número aumentou em mais de 20% no período de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Conforme dados do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), somente em 2014 foram registrados 3.342 acidentes, gerando um aumento de 25,2% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram registrados 2.669 desastres automobilísticos. Os números significam que foram 278,5 registros de acidentes por mês no ano passado, ou 9,2 acidentes por dia.
Para reverter a situação, o presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Juscelino Pereira, disse que pretende estabelecer parceria com as instituições do setor através da construção de um plano de combate e redução de acidentes, envolvendo ações educativas e repressivas.
Pereira destacou que uma das metas do governo é reduzir o número de acidentes de trânsito. “Para isso, entendemos que precisamos contar com outras entidades parceiras para fazer com que essa ação possa dar resultados concretos, porque estamos falando de vidas, que é o bem mais importante da pessoa. Não podemos ficar vendo acontecer, diariamente, acidentes com mutilações, com mortes sem que, juntos, busquemos uma saída”, disse.
Entre os parceiros que serão procurados estão a Polícia Militar, secretarias estaduais de Segurança Pública, de Saúde e de Educação, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMTran).
O novo presidente do Detran entende que para solucionar o problema, é necessário o esforço de todos. “Queremos construir um plano com algumas entidades para promover ações educativas que são importantes para esclarecer e convencer as pessoas sobre as normas de trânsito. E as ações repressivas, de forma a complementar as educativas”, explicou.
Pereira afirmou que pretende administrar de forma participativa, com transparência e focado na excelência e em resultados. Ele anunciou que vai ouvir os servidores do órgão, principalmente os agentes de trânsito, que estão na ponta do sistema, antes de finalizar o pacote de medidas para o setor. Uma de suas prioridades é melhorar o atendimento ao usuário dentro do Detran, readequando espaços físicos e redefinindo algumas ações e procedimentos para diminuir o tempo de espera do usuário.
Avenidas Ataíde Teve, Princesa Isabel e Ville Roy registram mais acidentes
Segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os locais com maior incidência de acidentes em Boa Vista são as avenidas Ataíde Teive, Princesa Isabel e Ville Roy, com 218, 104 e 104 acidentes, respectivamente. A maioria das colisões ocorre no Centro e nos bairros Asa Branca e Mecejana, na zona Oeste.
A diretora de Fiscalização de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko, destacou que a maior parte dos acidentes ocorre aos finais de semana. “Na maioria dos casos, os condutores estavam alcoolizados e dirigindo em alta velocidade. Os acidentes ocorrem, em sua maioria, no período da madrugada, horário em que o trânsito é livre, o que acaba facilitando a ação de infratores”, explicou.
Angelice destacou que quase todas as batidas, onde há somente danos materiais, ocorrem nos horários de pico. “No início da manhã, ao meio-dia e no final da tarde o trânsito está congestionado. Grande parte dos condutores acaba dirigindo de forma imprudente, o que acaba contribuindo para o aumento destas estatísticas”, disse.