SEGURANÇA

Ações de Educação para o Trânsito no Maio Amarelo são intensificadas pela PRF

O objetivo é colocar em debate as questões relacionadas à segurança viária, mobilizando diversos segmentos da sociedade, como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe e a sociedade civil organizada

O foco dessas iniciativas é destacar a importância do trânsito seguro, visando à redução de acidentes, mortes e feridos, e prevenir os comportamentos que levam a acidentes graves nas estradas federais (Foto: Divulgação)
O foco dessas iniciativas é destacar a importância do trânsito seguro, visando à redução de acidentes, mortes e feridos, e prevenir os comportamentos que levam a acidentes graves nas estradas federais (Foto: Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nesta quinta-feira (02), às atividades do Maio Amarelo, na Unidade Operacional da PRF em Roraima, localizada na BR 174. O evento contou com a participação conjunta da Polícia Militar (PMRR), Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (DETRAN-RR) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O Maio Amarelo, movimento que teve origem em 2011, sob a égide da ONU, durante a década de ação para a segurança no trânsito, ganhou destaque mundial. O mês de maio tornou-se uma referência para intensificar ações visando à redução da violência nas vias. A escolha da cor amarela se deve à sua representação como sinal de “atenção” nos semáforos globalmente.

Sob o tema “Paz no trânsito começa por você”, o Maio Amarelo promove ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é colocar em debate as questões relacionadas à segurança viária, mobilizando diversos segmentos da sociedade, como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe e a sociedade civil organizada. A intenção é discutir, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, aumentando a conscientização para a segurança no trânsito em todas as esferas.

Durante este mês, a PRF concentrará esforços em educação para o trânsito, fiscalização direcionada a grupos específicos de condutores e veículos, com especial atenção à alcoolemia. Um foco adicional será direcionado aos motociclistas, devido ao aumento de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. No primeiro trimestre de 2024, a PRF registrou 7.119 acidentes com motocicletas, resultando em 434 óbitos e 8.590 feridos.

Além das ações nas rodovias, a PRF promove atividades permanentes de educação e conscientização para o trânsito. Isso inclui palestras em escolas para crianças e adultos, empresas com frotas e outras instituições parceiras. O foco dessas iniciativas é destacar a importância do trânsito seguro, visando à redução de acidentes, mortes e feridos, e prevenir os comportamentos que levam a acidentes graves nas estradas federais.