Após adiamento, o Júri Popular de César Carvalho Ormundo, de 35 anos, ocorrerá nesta quarta-feira (11). Ele é acusado de atropelar e matar João Lucas Marques Duarte, de 11 anos, em um acidente em fevereiro de 2020.
O julgamento estava previsto para 4 de setembro deste ano, conforme noticiado pela FolhaBV. Ormundo é acusado de homicídio qualificado e estava na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) até 26 de setembro. Segundo a ficha carcerária, a qual a reportagem teve acesso, o acusado foi posto em liberdade provisória por relaxamento de prisão, que é solicitado em casos de violação de direitos constitucionais, como a ausência de fundamentação adequada, excesso de prazo na prisão provisória, ou descumprimento de outras exigências legais.
Em seu histórico, o acusado chegou a pedir prisão domiciliar por questão de saúde, mas teve o pedido revogado em 2021 após frequentar bares e consumir bebidas alcoólicas, contrariando as condições impostas. Em 2023, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e permaneceu foragido até ser preso, três meses depois, em zona rural de Boa Vista.
O crime
O acidente de trânsito aconteceu na noite de 15 de fevereiro de 2020 na avenida Getúlio Vargas, bairro Caçari. De acordo com a denúncia do Ministério Público, César dirigia em alta velocidade e sob efeito de álcool quando atingiu o veículo da família de João Lucas, que saía da garagem de casa.
Devido à violência do choque, a criança teve morte instantânea e outras três pessoas foram encaminhadas para ao hospital com lesões. Na ocasião, o acusado ainda tentou fugir do local, mas foi detido por populares.