Graças ao apoio da Polícia Civil do Maranhão, a Polícia Civil de Roraima conseguiu encontrar e prender Francisco Mendes de Souza, 38 anos, acusado de assassinar a ex-esposa, a auxiliar de serviços gerais Edilene Silva Mendes, de 32 anos. O crime ocorreu no dia 8 de dezembro do ano passado, no bairro Araceli.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, ele foi localizado na cidade de Bacabal. As investigações do órgão sobre o caso apontaram para um crime premeditado, pois Francisco não aceitava que Edilene estivesse em outro relacionamento.
Os dois foram casados e durante o tempo em que estiveram juntos tiveram três filhos. Mesmo separado, o casal mantinham comunicação por causa das crianças. No dia do crime, Francisco os convidou para passear na cidade, e no retorno para casa de Edilene, o acusado aproveitou-se o fato dos filhos estarem dormindo para estrangular a vítima.
O relatório do caso apontou ainda que a constatação da morte de Edilene foi feita por uma das crianças, que chamou o irmão mais velho para informar que sua mãe não estava respirando. Este, de imediato, pediu ajuda de vizinhos, que chamaram a polícia.
As suspeitas da participação de Francisco Mendes na morte da ex-mulher logo foram confirmadas. O primeiro indício veio por relato de vizinhos o viram sair da casa após o crime. O segundo elemento veio do depoimento de um dos filhos do casal, que relatou que viu o pai sair de casa e que o mesmo não se despediu.
O terceiro elemento do caso foi à descoberta de um saque no valor de R$ 6 mil feito por ele, possivelmente para uma possível fuga. Diante dos fatos, que inclui depoimentos referentes a possíveis ocorrências de violência doméstica na época em que eram casados, a polícia solicitou o comparecimento de Francisco, que só se apresentou dias depois, confessando a autoria do crime.
Com base na quantidade de provas, o responsável pelo caso, delegado Jorge Wilton Nepomuceno, pediu a prisão preventiva do acusado, mas ele já havia saído do Estado. A localização dele só foi possível graças ao trabalho conjunto do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Roraima com a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) de Bacabal.
Francisco Mendes foi preso na noite da sexta-feira, 25, e deve ser encaminhado de volta para Boa Vista, onde ficará a disposição da Justiça.