Um adolescente de 16 anos, que é suspeito de participar de vários roubos em Boa Vista, sendo três somente nesta semana foi apreendido. Um dos crimes praticado por ele resultou em uma invasão em uma escola estadual no bairro Jóquei Clube, onde o vigia foi ferido a tiro.
A ação é resultado de uma investigação desencadeada por agentes da Delegacia de Defesa da Infância e Juventude.
No dia 29 de janeiro, dois adolescentes praticaram roubo em uma loja de materiais de construção, no bairro Jóquei Clube, de onde levaram a importância de R$ 1,5 mil. Na fuga, a dupla estava em uma motocicleta C-100, de cor azul.
Segundo a Polícia, eles foram perseguidos por uma das vítimas e por outros populares e terminaram abandonando o veículo na Rua Lindolfo Bernardo Coutinho, quando este apresentou problemas mecânicos e continuaram fugindo a pé, pulando muros, até entrar nas dependências de uma escola Estadual.
Na escola, em posse de uma arma de fogo, um dos infratores rendeu uma funcionária, puxando-a pelos cabelos e ameaçando-a com a arma sua cabeça. Ao perceber a situação, o vigia tentou defender a funcionária, quando foi atingido com um disparo no ombro do lado esquerdo. O adolescente fugiu após o disparo, mas foi apreendido por uma equipe da Polícia Militar e confessou que seu comparsa havia fugido.
Após ser apresentado pelos policiais militares na DDIJ, os policiais civis deram continuidade às investigações. O adolescente confessou ter participado de dois crimes de roubo e um roubo na modalidade tentado.
O primeiro crime ocorreu na Drogaria Ultra Farma no bairro Cidade Satélite, no dia 28 de janeiro. O segundo na Loja de Materiais de Construção no Bairro Jóquei Clube, no dia 29 e a tentativa de roubo ocorrida nas dependências da escola, onde ele exigia um veículo para poder continuar a fuga e, baleou o vigilante da unidade escolar. Os policiais confirmaram que a motocicleta usada pela dupla era roubada.
As investigações foram coordenadas pelo delegado titular da DDIJ Volmir Hoffmann de Vargas. Com a continuidade dos trabalhos, foi possível identificar o segundo adolescente, que até então não havia sido identificado, também de 16 anos, envolvido nos roubos.
O delegado Volmir Vargas representou junto à 2ª Vara da Infância e Juventude pela internação provisória do segundo adolescente infrator, sendo deferida. Ele foi apreendido nesta sexta-feira, 1, no bairro Pintolândia. No momento de sua apreensão, os policiais encontraram em seu poder a importância de R$ 4,3 mil. O adolescente confessou a participação nos crimes de roubo e disse que o dinheiro encontrado em seu poder era oriundo do tráfico de drogas.
Denúncias ou informações da participação de adolescentes em atividades ilícitas, ou até mesmo em situação de evasão do CSE (Centro Sócio Educativo) pode ser denunciado ao Disque-Denúncia, por meio do número 181, ou para o número 190. O cidadão pode passar informações ainda pelo contato de WhatsApp da delegacia 095-99148-2275 e/ou no e-mail [email protected].