Os dois adolescentes que fugiram do CSE (Centro Sócioedutivo Homero de Souza Cruz), na madrugada de sábado, dia 7, ainda não foram localizados. A unidade de ressocialização fica localizada na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista.
A informação foi confirmada na manhã dessa segunda-feira, dia 9, pela Direção da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Para localizar os garotos, foi acionada a Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), da Sejuc, que está nas ruas realizando os trabalhos de busca.
Com relação à quebra de segurança na unidade e os constantes confrontos entre adolescentes que integrariam facções criminosas, informações da Sejuc são de que a segurança no local foi reforçada, na área interna, pelos agentes socioeducadores, e, na área externa com policiais militares.
As famílias dos adolescentes já foram avisadas sobre a fuga. Quando forem encontrados, serão levados à audiência e sofrerão acréscimos na medida socioeducativa, conforme estabelece o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Encarcerados em Vans – Os adolescentes que estavam desde sexta-feira, dia 6, encarcerados nas vans, que servem para transportar detentos do sistema prisional, já retornaram aos alojamentos, segundo informações da Sejuc.
Conforme esclarecimentos enviados ela secretaria, o encarceramento dos adolescentes nos carros-cela, separados por facções, teria sido necessário para evitar novos conflitos entre rivais, além de preservar a segurança deles, enquanto, correções na estrutura depredada eram realizadas. No confronto do final de semana foram causados danos ao prédio em especial nos alojamentos dos adolescentes.