Polícia

Agentes conseguem impedir fuga de seis internos do CSE

Por volta das 02h desta segunda-feira, 14, agentes socioeducativos que atuam no Centro Socioeducativo (CSE), localizado na zona rural de Boa Vista, conseguiram impedir a fuga de seis internos da unidade. Na tentativa de fugir, os detentos quebraram a parede ao redor da janela e forçaram as grades até caírem.

Depois que conseguiram sacar a janela, fugiram pelo buraco, mas foram interceptados por agentes com o auxílio da Polícia Militar (PM), que imobilizaram os internos e os conduziram a uma cela mais segura. “Já houve outra fuga há três semanas nesse mesmo modelo: eles quebram os chumbadores das janelas e empurram a janela”, destacou.

Um agente viu a ação dos elementos e impediu que eles fugissem. Todos os que tentavam evadir-se do CSE na tarde de ontem são maiores. “Há três semanas teve outra fuga com quatro presos no mesmo modo e, para pular o muro, que é alto, eles fazem uma ‘tereza’ [corda improvisada com os tecidos do colchão]. Em dois meses foram realizadas duas fugas e uma tentativa de fuga. Da última fuga tem um foragido. Três já foram recapturados”, revelou.

O denunciante explicou que tanto o Ministério Público do Estado (MPRR) quanto o Governo do Estado têm conhecimento dos problemas da unidade de detenção. “Para se ter uma ideia, nós temos cinco agentes por plantão, quando seriam necessários 25 agentes. Por isso acontecem as fugas. É pouca gente para ordenar 110 detentos, quando o CSE tem capacidade para 74”, ressaltou.

Conforme a informação do agente, hoje, 38 socioeducadores prestam serviço ao CSE, número muito inferior à demanda necessária. “O ideal seriam 25 agentes por plantão e não cinco ou seis. Precisamos resolver isso porque não queremos ser responsabilizados pelas fugas, visto que já foi comunicado à secretária da pasta sobre as condições de trabalho e nada foi feito”, enfatizou. (J.B)