Polícia

Após dois meses sem fuga, 23 detentos escapam da PAMC

Os presos usaram escadas de fabricação artesanal e conseguiram fugir da unidade às 3h da manhã pelas guaritas 5 e 6

Após 60 dias sem fugas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), 23 detentos conseguiram pular a muralha na madrugada de ontem, 8, e empreender fuga da maior unidade prisional do Estado. Os policiais não conseguiram conter a ação dos presos, que estavam organizados desde que foram liberados das alas em que estavam detidos, segundo informou um agente penitenciário à Folha.

“O problema começou quando a Sejuc [Secretaria de Justiça e Cidadania] cedeu visitas sem cadastro no domingo, 7, para agradar os presos. Então entram pessoas de todo jeito, desde prostitutas a traficantes e, sem dúvida, essas pessoas acertam detalhes de fugas com os presos, inclusive carros, armas e auxílio nas evasões. É sempre assim, parece que tá tudo bem e depois eles cedem. Falar de resolução das fugas do sistema prisional em Roraima é enxugar gelo, não acaba”, relatou um agente penitenciário, que não quis se identificar.

A mobilização dos internos aconteceu às 03 horas, após utilizarem escadas de fabricação artesanal e conseguirem evadir-se da unidade pelas guaritas cinco e seis. Diante da ação, equipes da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG) da Polícia Militar, que atuam na PAMC, iniciaram imediatamente as buscas e localizaram nas proximidades o reeducando Ovídio Antônio Hurtado Melendez, que foi reconduzido de imediato de volta para a unidade prisional.

Em nota, o Governo do Estado informou que as equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural (CIPTur), Canil, Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), todos da Polícia Militar, da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), da Sejuc, Grupo de Resposta Tática (GRT), da Polícia Civil, e outras instituições de segurança que atuam no estado se uniram às buscas.

“Além das diligências terrestres em todo o Estado, há efetivos nos rios, balneários, fronteiras, áreas rurais e florestas. Por determinação da direção do sistema prisional, as visitas foram suspensas e a segurança foi reforçada na unidade prisional. Uma vez identificados, será aplicada sanção administrativa aos que contribuíram para a fuga”, ressaltou o texto oficial, enviado à imprensa na tarde de ontem.

A população pode ajudar, informando sobre a possível localização dos foragidos, por meio dos telefones 190/ 197 / 99139-9529 (WhatsApp) ou 0800-7280-130. A ligação pode ser anônima e em nenhuma circunstância a identidade dos informantes será revelada.

Após a contagem dos presos, os nomes dos foragidos foram divulgados: Sebastião Santos Sobral Filho; Anderson Lisboa Castro; Carlos Alberto da Costa Soares; Edgar David Jaramello Viloria; Guilherme Ferreira da Silva; José Gregório Sanchez Lovera; José Maia Henrique Souza; José Rodrigues de Sousa Filho; Kelvis da Silva Sousa; Kildere Damasceno de Melo; Luan Ribeiro Soares; Maycon Lima Nunes; Nilton José de Abraão; Roberto Assunção Souza; Wesley Adson da Silva; Francisco Almeida Costa Neto; Wax Nunes Lima; Anderson Santana Barbosa; Aylton de Sousa Martins; Dewilson da Silva Ribeiro; Gelison Cordeiro Mady; Henrique da Cruz; Uailan Charchar Silva. (J.B)