Polícia

Atleta do Sesc-RR morre ao sofrer contusão em partida de handebol

Trombada durante a disputa de bola ocasionou uma grave lesão perto da virilha do atleta, provocando uma trombose profunda

Por volta das 11h desta sexta-feira, 23, o atleta de Handebol Matheus Sato, de 17 anos, morreu dois dias depois de um trauma que ele sofreu durante a última partida que o time roraimense participava, na 5a edição do Campeonato Brasileiro de Handebol Infanto-Juvenil, realizado em Trindade, em Goiás. Ele jogava pela equipe do Sesc Roraima (Serviço Social do Comércio), onde também estudava.

De acordo com as informações da Federação do Desporto Escolar do Estado de Roraima (Fedeer), a grave contusão aconteceu na disputa do 3o lugar, contra o time de Minas Gerais, quando numa jogada Matheus se deslocou até o atleta mineiro para evitar que fizesse um arremesso, durante a tentativa de evitar o gol, o roraimense se desequilibrou e caiu. O atleta do time mineiro caiu com o joelho em cima da região da virilha de Matheus, causando uma lesão.

Depois de ter ocorrido o trauma, o atleta de Roraima foi levado às pressas ao Hospital de Urgências de Trindade (GO), onde foi diagnosticada uma trombose venosa. Em seguida, ele foi encaminhado para o Hospital Otávio Lage, em Goiânia, onde chegou em estado grave, por volta das 18h de quarta-feira, 21. Constatada a gravidade, foi levado ao Centro Cirúrgico para um procedimento de urgência, quando o quadro de saúde se agravou e não resistiu às complicações.

Conforme explicou o presidente da Fedeer, Valdenrique Macedo, Matheus Sato se machucou em uma dividida de bola, saiu do jogo, foi atendido e a ambulância o levou para o hospital. Na unidade de saúde, os médicos perceberam que a contusão, ocorrida próxima à virilha, estava apresentando sinais de falta de circulação de sangue e que o atleta teria que passar por cirurgia.

O Hospital divulgou que a causa da morte foi trombose venosa profunda. O organizador do campeonato deu entrevista à imprensa goiana e relatou que a competição estava indo bem, mas que no último jogo do evento aconteceu o trauma. “Ele teve os primeiros-socorros no momento, foi rápido o atendimento e, quando viram que era caso sério, já fizeram encaminhamento para Goiânia”, disse Marco Maia.

“Houve complicação após isso. Não tenho ainda detalhes do que houve e ainda não recebemos nenhum laudo específico, mas em vista dessa decorrência, ele passou ontem por cirurgia, teve uma parada cardíaca, depois teve outra e não resistiu”, lamentou Valdenrique.

A família de Matheus foi informada e na manhã de ontem, quando chegou a Goiás, recebeu a notícia do falecimento. Uma irmã dele, residente em São Paulo, também chegou na madrugada desta sexta em Goiás, assim que soube do acidente.

Uma psicóloga está acompanhando a família. No Estado de Goiás, os procedimentos de Medicina Legal foram realizados. A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Federação do Estado de Goiás se responsabilizarão pelo translado do corpo do atleta até Roraima.

O ministro dos Esportes, George Hilton, que estava acompanhando o campeonato, prestou solidariedade à família na manhã de ontem. A expectativa é que a equipe roraimense chegue ainda hoje a Boa Vista, assim como o corpo da vítima para realização do funeral, em local ainda não divulgado.  (J.B)