Alarmes, travas, rastreadores, dentre outros itens de segurança são cada vez mais comuns nos carros que circulam pelas ruas de Boa Vista, tudo para tentar conter a onda de furtos a transportes e até mesmo ao interior dos automóveis. Alguns carros estacionados em pontos distintos da Capital, inclusive no Centro, já foram violados ou levados pelos bandidos. Rechear o carro de acessórios para aumentar seguridade não é o suficiente, disse a polícia.
“Não basta. Do jeito que as coisas estão, é preciso ficar atento e, vez ou outra, dar uma olhada no veículo, principalmente quando fica estacionado por muito tempo no mesmo lugar. Vale salientar que aquela região da cidade é propícia a esse tipo de crime pela proximidade com o Beiral, que tem um alto índice de usuários de drogas. Como eles não têm como manter o vício, cometem delitos. Se perceberem qualquer suspeito espreitando os carros, basta chamar a polícia”, disse um delegado de polícia.
Um atendente de farmácia procurou a polícia para comunicar que no final da noite da sexta-feira, 17, por volta das 21h, após o expediente, dirigiu-se até seu automóvel, que estava estacionado desde as 14h, e percebeu que a porta não estava devidamente fechada, foi quando descobriu que alguém conseguiu arrombar a porta e furtar o aparelho de som e um celular do interior do carro. A vítima vai disponibilizar as imagens do circuito externo da farmácia para elucidar a autoria do delito, que será investigado.
Em outra ocorrência, um morador do bairro Pintolândia, na zona Oeste, relatou, durante elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O), que na madrugada do sábado, 18, o seu carro foi aberto por um ladrão, que levou documentos pessoais, cartões bancários, cerca de R$ 1.200,00 em espécie, joias e relógios. Parte do material furtado pertencia à sua esposa. A vítima confessou ter se esquecido de trancar o veículo antes de dormir. Informou ainda que não há suspeitos e não ouviu nenhum barulho estranho durante a madrugada, mas pede providências policiais. (J.B)