Bebê de dois meses morre engasgada

IML já liberou corpo de Maya Menezes para sepultamento em cemitério da zona Oeste de Boa Vista

Viatura do Instituto de Medicina Legal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Viatura do Instituto de Medicina Legal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Uma bebê de dois meses morreu na manhã desta quinta-feira (24), no bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista. Maya Menezes Xavier teria se engasgado com o leite. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

O instituto apontou três causas para a morte da menina: asfixia mecânica (que pode ocorrer com o engasgo), broncoaspiração (processo em que líquidos, por exemplo, entram nas vias aéreas e podem causar morte por asfixia) e meio líquido (leite).

Após a emissão do laudo investigativo da morte, o IML liberou o corpo de Maya Menezes para a família sepultá-la no Parque Cemitério Campo da Saudade, no bairro Centenário, na zona Oeste da capital.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que foi chamado às 4h18 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a criança deitada sobre a cama, já sem sinais de vida.

A equipe iniciou imediatamente os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e ventilação mecânica com bolsa-válvula-máscara até a chegada do suporte avançado de vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de ministrar oxigênio puro.

A equipe médica Samu, ao chegar à residência, assumiu a ocorrência e iniciou o suporte avançado, mantendo a oxigenoterapia e aplicando medicações com manobras técnicas e avançadas, para tentar reanimar a criança.

No entanto, apesar dos esforços, a médica do serviço declarou o óbito da vítima às 5h30. A Polícia Militar (PM) foi acionada e a ocorrência foi repassada à corporação. 

*Em atualização