Polícia

Bebê que estava sem respirar é salvo por bombeiro

A criança estava sem respirar e cianótica, em razão da obstrução das vias aéreas superiores

A intervenção rápida do 3º sargento Marcelo Augusto, da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Caracaraí, ajudou a salvar a vida de um bebê de apenas dois meses, que estava sem respirar.

Conforme relato do pai da criança, seu filho teve obstrução das vias aéreas com secreção nasal, e a única coisa que pensou na hora foi em levá-lo imediatamente para o hospital.

Durante o trajeto da sua casa ao hospital, viu o Quartel do Corpo de Bombeiros em Caracaraí, onde parou desesperado chamando por socorro. Nesse momento o 3º Marcelo Augusto, estava de prontidão.

O militar correu até o carro, pegou a criança nos braços e identificou imediatamente que a criança estava sem respirar e cianótica, em razão da obstrução das vias aéreas superiores (OVACE).

O bombeiro realizou a manobra de Heimlich, inclinando levemente a criança de “ponta cabeça” e dando tapinhas nas costas do bebê. Logo em seguida a criança começou a chorar dando o primeiro sinal que estava tudo bem.

Em 2020, o Corpo de Bombeiros atendeu 18 ocorrências envolvendo obstrução de vias aéreas, já em 2019 foram 11 casos, um aumento de 63,64%. A grande maioria envolvendo recém nascidos.