Polícia

Boa-vistenses são vítimas de golpistas

Beneficiários de programas sociais e aposentados relatam saques indevidos de seus benefícios, golpe que pode estar sendo aplicado em outros estados

Beneficiários de programas sociais Bolsa Família, do Governo Federal e do Crédito Social, do  Governo do Estado de Roraima, além de aposentados, têm registrado queixas sobre saques indevidos de seus benefícios. Há quase duas semanas, as vítimas informam ao distritos policiais sobre o suposto golpe. Nos relatos dos casos, as pessoas dizem que, ao irem até a agência sacar o dinheiro dos programas, constatam que o valor já fora sacado.
São quase oito casos registrados nas delegacias. Somente ontem, duas vítimas realizaram Boletim de Ocorrência no 5º Distrito de Polícia, localizado no Distrito Industrial, zona Sul. A suspeita é que esteja ocorrendo clonagem dos cartões de saque dos beneficiários. A polícia já iniciou investigações, mas não acredita que essas situações sejam ocasionadas em Roraima, pois houve um caso local em que o saque foi realizado em São Paulo.
Um homem que recebe benefício pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) registrou ocorrência no 5º Distrito informando que tentou sacar o valor de R$500,00 e  descobriu, ao retirar um extrato da conta, que o dinheiro já havia sido sacado. Ele relatou que não informou senha para ninguém nem repassou seu cartão a terceiros.
Outro caso foi informado à polícia. Uma beneficiária foi a uma agência bancária no Centro para realizar o saque do seu beneficio, no valor de R$ 120,00, do programa social do Estado, e constatou em extrato bancário que o dinheiro havia sido sacado na sexta-feira passada, 28. Geralmente os beneficiários informam que são orientados nas agências a registrar um boletim de ocorrência para que se consiga proceder com as investigações sobre os saques. 
ORIENTAÇÕES – O presidente do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Pedro Pinto, disse que os clientes de bancos que constatarem saques indevidos em sua conta corrente devem pedir informações na agência bancária sobre o que pode ter ocorrido.
Caso o banco se negue a ressarcir o cliente, este deve registrar boletim de ocorrência e ingressar com processo no Juizado de Pequenas Causas. “O dinheiro do cliente do banco que estiver em conta corrente está sob responsabilidade da agência, portanto, é o banco que precisa compensar ao correntista nesse tipo de situação”, explicou. (T.C)