Polícia

Briga de facções causa tumulto em presídio

Integrantes do Comando Vermelho fugiram para a carceragem com receio de serem mortos

Segundo informações de uma fonte da Folhaweb de dentro da Penitenciária Agrícola, desde ontem estão acontecendo brigas entre integrantes das facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) dentro do presídio.

Hoje, integrantes do Comando Vermelho fugiram para a área onde funciona a carceragem com medo de serem mortos. Eles representam 30% dos detentos do presídio, enquanto o PCC tem 70% dos presos como integrantes.

Os detentos foram colocados em um local conhecido como contenção e se recusam a voltar para as alas com receio de serem mortos por outros presos. Equipes da Polícia Militar foram enviadas ao local.

A Justiça começou uma investigação em setembro do ano passado, chamada de “Mariani Wine”, para averiguar atuação da organização criminosa denominada Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado de Roraima.

Ao todo, foram expedidos 97 Mandados de Prisão Preventiva. O processo foi desmembrado por haver presos no Estado de Roraima (66), em outros Estados (Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul), e evadidos do Sistema Prisional.

Os crimes imputados aos acusados são: tráfico de entorpecentes e formação de organização criminosa. Os processos correm em segredo de Justiça.

O OUTRO LADO

A reportagem da Folhaweb entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) que informou que diante de indícios que apontam um possível ato unificado das facções nas unidades prisionais do país, a Sejuc  “agiu de forma antecipada e isolou alguns reeducandos com comportamento atípico, especificamente, na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), reforçando que a ordem no local está mantida pelas equipes de segurança que atuam na unidade”.