Polícia

Caixa eletrônico é arrombado ao lado do Comando-Geral da PM

Ataque ocorre a menos de 50 metros do Corpo da Guarda e ninguém escutou as furadeiras utilizadas para perfurar as chapas de aço do equipamento

Bandidos arrombaram, provavelmente na madrugada de ontem, o caixa eletrônico do banco Santander que fica na frente do Comando-Geral da Polícia Militar, na avenida Enne Garcez, no bairro Mecejana, zona Oeste. O valor levado não foi informado pelo banco.
O caixa eletrônico fica a menos de 50 metros do Corpo da Guarda do Comando da PM, vigiado 24 horas por dia. Técnicos da empresa de segurança responsável pelo abastecimento e manutenção do caixa informaram que os bandidos passaram de três a quatro horas no local furando as placas de aço do equipamento com aproximadamente 10 centímetros de espessura.
Ainda segundo os técnicos, os bandidos utilizaram uma furadeira industrial para perfurar as placas de aço. As gavetas onde fica o dinheiro também foram cuidadosamente cortadas. O crime, conforme os peritos, foi cometido por gente profissional. “Ninguém viu ou escutou nada”, comentou um segurança que preferiu não se identificar.
Ontem à tarde, policiais militares que estavam de serviço no Corpo da Guarda do Comando da PM informaram que durante a noite não dá para enxergar o caixa que foi arrombado. “A gente acha que os bandidos pularam aí por trás. E eles provavelmente estavam fortemente armados”, comentou um sargento da PM. Ao lado do comando funciona um clube de oficiais da Polícia Militar.
Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local, ontem à tarde, e coletaram impressões digitais deixadas no equipamento. Segundo o técnico da empresa de segurança, o caso seria registrado ainda ontem no 1º Distrito de Polícia, no Centro. (AJ)
Sete caixas foram arrombados em menos de um ano em RR
Na noite do dia 31 de janeiro passado, ladrões atacaram o caixa eletrônico que fica dentro do prédio do Serviço Social da Industria (Sesi), na movimentada avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto. O vigia foi trancado no banheiro. Os bandidos utilizaram um maçarico. O valor subtraído também não foi informado.
No dia 10 de setembro do ano passado, assaltantes entraram pelo telhado de um supermercado, no bairro Centenário, zona Oeste, e arrombaram outro caixa eletrônico, levando mais de R$ 20 mil. A polícia informou que mais de 10 bandidos participaram do crime.
No mês de novembro de 2013, os bandidos também arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica no bairro 13 de Setembro, zona Sul. Eles praticaram o crime em uma área movimentada, perto da praça das Guianas. Levaram todo o dinheiro e ninguém viu nada.
No interior do Estado, os arrombadores de caixa eletrônicos também atacaram. O primeiro caso aconteceu em 10 de outubro no ano passado, em Iracema, município a 90 quilômetros da Capital, pela BR-174, Centro-Sul do Estado. Os bandidos arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil usando um maçarico para cortar a parte de trás do equipamento. O valor subtraído não foi oficialmente divulgado, mas estimou-se que tenha sido em torno de R$ 26 mil.
O segundo caso ocorreu 20 dias depois no Município de Caracaraí, também no Centro-Sul do Estado. Bandidos arrombaram e furtaram um caixa eletrônico dentro da agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade, a 155 quilômetros da Capital pela BR-174. O valor subtraído não foi divulgado. A polícia não descarta que o crime tenha sido praticado pela mesma quadrilha que arrombou o caixa eletrônico do BB no município vizinho, Iracema.
No dia 27 de junho do ano passado, a polícia conseguiu prender, em Boa Vista, uma quadrilha suspeita de arrombar caixas eletrônicos, entre eles o do Município do Cantá, também ocorrido no ano passado. Os quatro homens foram presos, entre eles um motorista da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc). (AJ)