Polícia

Caminhão carregado de madeira ilegal é apreendido em Rorainópolis

De acordo com a Polícia, a carga estava sendo transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório, de acordo com a legislação ambiental (Fotos: Jefter Reis)

JEFTER REIS
Correspondente Sul do Estado
[email protected]

Um caminhão madeireiro foi apreendido na noite do último sábado (9), por volta das 22h  pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 172, nas proximidades da Vila Nova Colina,  município de Rorainópolis, cerca de 300 quilômetros de Boa Vista.

De acordo com informações obtidas pelo Departamento de Polícia, o veículo foi apreendido contendo aproximadamente 15 metros cúbicos de madeira das espécies maçaranduba e angelin amargoso. A carga estava sem o Documento de Origem Florestal (DOF). A apreensão fez parte da Operação Términus/RR, que visa à proibição de corte, comercialização e transporte de madeira ilegal no Estado de Roraima.

De acordo com o delegado titular do DP de Rorainópolis, Cid Guimarães da Silva, também foi apreendido um equipamento de rádio de alta frequência, que segundo ele, é usado para que os madeireiros se comuniquem entre si, alertando de possíveis operações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) ou Polícia Federal (PF).

“Iremos fazer todas as averiguações necessárias para saber se o equipamento está de acordo com as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para que possamos agir diante dos fatos, pois com esses equipamentos os madeireiros conseguem evitar muitas apreensões por parte dos órgãos responsáveis”, afirmou.

Segundo o delegado Cid, toda a carga está a disposição do Ibama, e que irá aguardar o términos das investigações sobre o caso para serem tomadas as devidas providências. (J.R)