Chefes de organização criminosa envolvidos em homicídios de jovens são condenados

Os condenados são os principais alvos da Operação Strong Link deflagrada em 2023

Operação foi realizada pela Polícia Federal (Foto: Divulgação)
Operação foi realizada pela Polícia Federal (Foto: Divulgação)

Os chefes de uma organização criminosa envolvidos em homicídios no interior de Roraima foram condenados pela justiça. Eles foram presos durante a Operação Strong Link, deflagrada em 21 de setembro de 2023, que teve como objetivo desarticular a cúpula roraimense da organização criminosa.

Crimes graves praticados por membros da organização criminosa incluíam o homicídio de  Adrian Lucas de Oliveira, de 19 anos, em janeiro de 2018, em São Luiz, onde a vítima foi sequestrada, torturada e morta por decapitação, e sua namorada foi golpeada várias vezes, mas sobreviveu. Outro envolvido foi responsabilizado pelo assassinato de um jovem em maio de 2018, em São João da Baliza, crime pelo qual foi condenado por homicídio triplamente qualificado, recebendo pena de 28 anos e 9 meses.

Após a realização da operação e término das investigações, o Ministério Público do Estado de Roraima denunciou os investigados, conseguindo, ao final do processo, a condenação dos réus pela Justiça, cujas penas somam aproximadamente 97 anos de reclusão. Entre os crimes investigados, destacaram-se a participação em organização criminosa e tráfico de drogas. Entre as condutas praticadas pelos réus, destaca-se a reorganização do tráfico de drogas, o uso de armas de fogo, e a coordenação de ações violentas contra pretensos rivais e desafetos da facção.

Operação

Na ocasião da operação, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Boa Vista, Mucajaí, Normandia, e Osasco/SP.

Todos os investigados possuíam antecedentes criminais por diversos crimes, como homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal, ameaça, e furto. Entre os investigados, estavam pelo menos dois suspeitos de integrarem o Tribunal do Crime da facção.

Leia a Folha Impressa de hoje