Polícia

Cinco pessoas são presas em ação de combate à violência contra a criança

O balanço da Operação foi divulgado pela Polícia Civil e Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Polícia Civil divulgou nesta semana o balanço da Operação Acalento, ocorrida de 13 de junho a 13 de julho, em todo o país.

De acordo com o balanço, em Roraima foram instaurados oito Inquéritos Policiais, um Inquérito Concluído, lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), cinco prisões cumpridas, e um menor apreendido, além de 405 diligências realizadas.

Nos demais casos apurados, os envolvidos nas denúncias foram intimados a comparecer até a Delegacia para prestar esclarecimentos. Estes casos seguem em investigação.

Durante as investigações, para apurar denúncias de maus tratos e violência sexual, duas pessoas foram conduzidas até o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA), ouvidas e as providências cabíveis tomadas.

A Operação foi promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), realizada em Roraima, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA) também contou com a participação das Delegacias do Interior e efetivo de 45 policiais.

OPERAÇÃO ACALENTO- A operação teve como foco investigações de crimes contra crianças e adolescentes, como violência física, violência sexual, exploração, aliciamento, maus tratos, homicídios e outros, com a instauração de procedimentos policiais, cumprimento de mandados judiciais, ações preventivas com campanhas e palestras, entre outras atividades.

REGIÃO NORTE– A região Norte prendeu 255 suspeitos de cometer crimes contra crianças e adolescentes. A Região atendeu, no total, 2.310 vítimas de violência.


A operação teve como foco investigações de crimes contra crianças e adolescentes (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)