Polícia

Cinco são presos por suspeita na morte de adolescente

As equipes da PM e Dicap também localizaram a residência onde ocorreu o julgamento de Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, pelo Tribunal do Crime

Durante todo o dia da terça-feira, 16, após tomarem conhecimento do homicídio praticado contra o adolescente Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, que era autista e sofria com problemas mentais, policiais de Roraima iniciaram uma série de diligências no intuito de localizar e prender os autores do crime que filmaram a vítima antes e durante a morte. As prisões ocorreram ainda durante o dia e já era noite quando os cinco indivíduos foram conduzidos ao Plantão Central da Polícia Civil, no 5° DP.

Conforme a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), a ação ocorreu em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil. “Essa ação resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas no homicídio que vitimou o jovem de 16 anos, o Josué. Ainda durante o dia foram presos Vitor Renan Cames, Felipe Rodrigues dos Santos, João Júlio de Jesus Passarinho, Talisson da Silva Costa, Victor Lucas Sobral Matos. Realizamos várias diligências na área Oeste e conseguimos comprovar que realmente foi em virtude de confronto de facções criminosas que atuam no estado. Outras buscas podem acontecer”, destacou o chefe da Dicap, Roney Cruz.

As prisões aconteceram em alguns bairros da Capital, dentre eles o Santa Luzia, Conjunto Cruviana no bairro Laura Moreira, Santa Tereza e Pintolândia. De acordo com as investigações, um dos envolvidos disponibilizou a casa, que fica no bairro Santa Tereza, onde mora sozinho, e lá aconteceu o “julgamento” do adolescente no “Tribunal do crime”, sob a justificativa de que a vítima pertencia a uma facção rival. No celular de um dos criminosos, apontado como o cabeça do bando, foram encontradas diversas mensagens trocadas em um aplicativo, nas quais relatava sobre a ação criminosa.

Nas mensagens, o bandido também dava as informações do julgamento e pedia orientação sobre o próximo passo, até receberem a ordem de matar o menor. “Eles foram autuados em flagrante por organização criminosa e por homicídio. Um sexto indivíduo, [J.R.F.A.F.]. foi conduzido e com ele foi encontrado entorpecente e dinheiro, mas a autoridade policial lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO] por entender que não configurou tráfico, mas posse. Os flagranteados ficaram detidos até a manhã de ontem, 17, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia”, declarou Cruz.

Policiais da Dicap ressaltaram que no vídeo no qual a vítima aparece conversando com os suspeitos do crime, Josué não tem convicção de suas declarações e que no Boletim de Ocorrência (B.O), registrado pela mãe sobre o sumiço do filho, está em destaque o fato de que ele tinha um distúrbio mental em grau leve. “É de fácil análise perceber que ele estava induzido a falar algumas coisas e esses criminosos sem escrúpulos tiraram a vida do inocente, simplesmente pelo prazer de matar. Todos os policiais ficaram sensibilizados com o caso. Roraima tem bons policiais que se dedicam de forma integral. Compartilhamos as informações e conseguimos êxito”. 

O caso ganhou tanta repercussão e comoveu tantas pessoas pelo fato da vítima ter transtornos do espectro autista que até mesmo o governador Antonio Denarium e o secretário de segurança pública, coronel Olivan Pereira de Melo Junior, ligaram para os policiais que estavam na Delegacia para saber da prisão dos elementos e pediram empenho na resolução do caso.

O CASO – O corpo da vítima foi encontrado na manhã dessa terça-feira, 16, numa área de lavrado próximo a um balneário conhecido como Urubuzinho, que fica no entorno do Anel Viário, na RR-205. A vítima foi degolada e quase decapitada pelos autores do homicídio que possivelmente tenha acontecido no fim da madrugada daquele dia. (J.B)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.