Polícia

Cipa apreende 132 canários em viveiro clandestino

Infrator informou ainda que os animais seriam levados para o Amazonas, onde seriam comercializados

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) apreenderam na noite de segunda-feira, 1º, 132 canários-da-terra em um viveiro clandestino no bairro Cidade Satélite. Um homem de 42 anos foi detido e conduzido à Central de Flagrante do 5º DP. 

A equipe da Cipa relatou que durante patrulhamento de rotina recebeu uma denúncia do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para averiguação de um suposto criatório de aves silvestres no bairro Cidade Satélite. Chegando ao local, foi constatado que o espaço era irregular, não possuindo o licenciamento previsto em lei e que nenhum dos 132 pássaros usava anilhado ou possuía registro emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

O infrator informou ainda que os animais seriam levados para o Amazonas, onde seriam comercializados. Os pássaros foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

A Cipa informou que o art. 29 da Lei de Crimes contra o Meio Ambiente ressalta que, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano e multa. Qualquer denúncia deve ser feita à Polícia Militar pelo 190. (J.B)