As fiscalizações realizadas por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), na noite de domingo, 24, resultaram na prisão de um condutor e apreensão de um caminhão-baú e de 25 metros cúbicos de madeira, considerando a irregularidade no transporte.
A ação se deu durante patrulhamento pela RR-205. Conforme a equipe policial, a abordagem foi em decorrência de o veículo ter levantado suspeitas. Ao solicitar abertura do compartimento de carga, foi encontrada a madeira serrada, tipo cupiúba, sendo transportada em desacordo com o que prevê a legislação.
“Ao solicitar esclarecimentos do proprietário do veículo, ele informou que não era o dono da madeira e que estaria fretando o material do município de Mucajaí para Boa Vista por uma quantia de R$ 2.200. Sem apresentar o Documento de Origem Florestal – DOF e a Nota Fiscal da madeira que transportava, apreendemos o caminhão, o material e fizemos a condução do motorista ao 5º Distrito Policial”, destacaram os policiais.
Segundo a Cipa, é necessário frisar que o transporte/armazenamento de madeira e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, é crime ambiental, como se descreve no art. 46 da Lei 9.605/98 e incorre em pena e multa. (J.B)