Polícia

Cipa apreende materiais que seriam levados para garimpo

As ações para impedir o avanço dos crimes ambientais continuam intensificadas pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), da Polícia Militar de Roraima. Na madrugada de ontem, 13, em patrulhamento pela RR-205, próximo a uma vicinal que dá acesso à BR-174, os policiais avistaram e abordaram um veículo, descobrindo que estava sendo usado para transportar de forma ilegal alguns produtos.

O veículo era um furgão e, quando interceptado, os policiais encontraram no compartimento de carga materiais cujo destino final era a área de garimpo. Corotes de gasolina, motor, carpete, mangueiras, óleo para motor e outros itens foram apreendidos, inclusive o automóvel.

A equipe da Cipa apurou que todos os produtos seriam levados especificamente para o garimpo do Alto Rio Mucajaí, na área indígena Yanomami. Aproximadamente 750 litros de gasolina, armazenados de forma irregular, sem atender às especificações legais, foram apreendidos.

“Foi feita a apreensão de todo material e condução dos envolvidos à sede da Polícia Federal. É importante saber que o transporte/armazenamento inapropriado de combustível é crime ambiental previsto no art. 56 da Lei 9.605/98 e deve estar de acordo com a Lei 8.176/91, Resoluções 1644/06 e 420/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT]”, destacou a Cipa. (J.B)