Homens da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam material ilícito durante operação de combate ao desmatamento e queimada ilegal no Sul de Roraima.
A operação ocorreu no período de 2 a 16 de abril e foi planejada para acontecer, simultaneamente, tanto por terra quanto pelo ar, com o objetivo de cobrir com mais eficiência a extensa região Sul.
As equipes fizeram abordagens a caminhões madeireiros, incursões e sobrevoos na mata para verificação de desmatamento e ainda fiscalização em madeireiras. Vários acampamentos clandestinos, que tinham o intuito de exploração de madeiras, foram encontrados durante a fiscalização e, por aeronave, os agentes conseguiram flagrar, durante sobrevoo em Rorainópolis, dois tratores, tipo Skid, em uma abertura na mata, e uma grande quantidade de toras de madeira.
As apreensões totalizaram 240 toras irregulares e uma madeireira lacrada por quebra de embargo. Além disso, 65 quilos de carne de animais silvestres (anta, veado e mutum) também foram apreendidos, bem como oito armas de fogo, sendo espingardas e rifles; 143 munições de diversos calibres e quatro motosserras.
Os suspeitos dos crimes e todo o material apreendido foram levados para delegacias da região.