Uma operação da CIPA no município de Mucajaí, resultou na notificação de várias empresas que podem estar atuando de forma irregular naquele município, causando danos ao meio ambiente.
Foram fiscalizados olarias, empresas de extração de areia e carvoarias, todas aparentemente irregulares.
A Cipa notificou as empresas e vai tomar medidas legais para sanar o problema.
As ficalizações foram feitas durante instrução para a guarda municipal de Mucajaí. O trabalho ainda está em curso.
CIPA
A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar de Roraima (PMRR) atua em várias frentes de fiscalizações no interior do Estado, para conter crimes ambientais praticados por produtores e moradores da região.
Durante os primeiros seis meses do ano foram realizadas cerca de 40 operações de combate ao desmatamento ilegal em Áreas de Proteção Ambiental (APP), contrabando de animais silvestres, controle de queimadas, além da apreensão de armas de fogo, armas brancas e carvão ilegal.
A CIPA foi implantada por meio do Decreto nº 10.945/2010 e tem sede própria no Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte.
A missão da Cipa é zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da fauna, flora e recursos hídricos em todo o Estado, está completando cinco anos de atuação em Roraima.
O trabalho é realizado em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, como o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama.