A Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa), da Polícia Militar, prendeu no fim da madrugada de ontem, 13, sete pessoas que transportavam, pela RR-205, uma grande quantidade de combustível e óleo lubrificante em três veículos, sendo dois caminhões e uma picape Toyota Hilux. Os produtos estavam na carroceria dos veículos, cobertos com lona.
Segundos os policiais, os três veículos seguiam em comboio e ainda estavam na região do Anel Viário, seguindo para o município de Alto Alegre, quando foram parados. Conforme a equipe da Cipa, o transporte estava sendo feito de forma inadequada, caracterizando o crime ambiental.
Questionados sobre o destino da carga, os motoristas contaram que seria levada para a região de garimpo do Alto Mucajaí, pelo rio Uraricoera, tendo como base de apoio uma fazenda. Os policiais relacionaram o material apreendido e concluíram que havia seis tambores de 200 litros; 64 corotes de 50; dois corotes de 30; uma botija de gás de 13 kg; 3 hélices de motor de popa e duas caixas de óleo lubrificante. Além disso, os veículos também foram apreendidos.
Todos os envolvidos foram levados para a delegacia para serem ouvidos pela autoridade policial. Eles foram autuados em flagrante pela prática do crime previsto no art. 56 da Lei de Crimes Ambientais. Segundo o texto, é crime “produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos”.
Quem infringir a legislação está sujeito à pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Os homens ficaram detidos para serem apresentados à Justiça em audiência de custódia. (J.B)