Em mais uma operação da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), às 21h de quarta-feira, 27, dois homens foram presos por transporte e armazenamento ilegais de combustível. A abordagem ocorreu na Rua Midiã, bairro Nova Canaã, e os policiais chegaram ao endereço depois de receberem uma denúncia anônima.
Conforme o denunciante, uma caminhonete, modelo Chevrolet S10, com característica de veículo que transporta combustível para o garimpo, estava carregada de galões. A partir da denúncia, os policiais também ficaram sabendo que havia uma grande quantidade de combustível armazenado no terreno de uma residência.
A Cipa fez um patrulhamento na Rua Midiã e encontrou a picape entrando no imóvel com muitos corotes na carroceria. Quando pararam o veículo, os policiais descobriram que se tratava de transporte e armazenamento de combustível em desacordo com a legislação em vigor, pois não atende às especificações da lei de crimes ambientais (8.176/91) e das normativas 1.644/06 e 420/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os policiais apreenderam dois mil litros de combustível armazenados em 40 corotes de 50 litros, deixando evidente o ato delituoso, além de mais de mil reais com um dos suspeitos.
O proprietário do veículo informou que foi contratado apenas para o frete da carga, enquanto o outro homem assumiu aos policiais ser o proprietário da residência, de todo combustível e dos outros 39 corotes de 50 litros que iria continuar abastecendo, caso não fossem flagrados. Com tudo pronto, em poucos dias o combustível seguiria para o garimpo.
Diante das irregularidades, todo material, os veículos e os envolvidos foram conduzidos ao 5º Distrito Policial.
“É importante saber que o transporte/armazenamento inapropriado de combustível é crime ambiental previsto no art. 56 da Lei 9.605/98 e deve estar de acordo com a legislação vigente, pois o não cumprimento dessas diretrizes acarreta risco para população”, destacou a equipe da Cipa.
Depois de serem ouvidos pela delegada de plantão, os dois suspeitos foram autuados em flagrante e permaneceram detidos até a manhã de ontem, dia 28, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia.