Em meio à onda de ataques e ameaças de massacres em escolas pelo Brasil, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Miramilton Goiano de Souza, garantiu nesse domingo (16) ao programa Agenda da Semana, da Folha FM, que as escolas da capital e do interior estão seguras devido ao reforço no policiamento nas unidades, por meio da operação Escola Segura, deflagrada desde as primeiras ameaças (confira o programa completo ao final da reportagem).
“As nossas escolas estão seguras, nossas crianças estão seguras, as polícias estaduais, Militar e Civil, estão trabalhando diuturnamente para identificar essas pessoas que fazem divulgação maliciosa nas redes sociais”, declarou. “Se precisar, vamos desdobrar esse policiamento para ser mais constante e presente”.
Além disso, Souza pediu aos pais e responsáveis que reforcem a atenção com o que crianças e adolescentes veem e publicam na internet, para orientá-los a não publicar nada que cause pânico nas escolas.
O comandante lembrou que a polícia tem monitorado as redes sociais para identificar postagens suspeitas, e que além dos próprios alunos, os pais e responsáveis também poderão ser responsabilizados pela falta de cuidado com os filhos, a exemplo do que já aconteceu com duas famílias nos últimos dias, em Roraima.
Miramilton Goiano disse, também, que a polícia descobriu que áudios que circulavam nas redes sociais, de que havia suspeitos pulando o muro de escola, eram falsos. Apesar da mentira, ele disse que a situação é averiguada e a orientação é passada aos tutores dos estudantes de que o conteúdo era mentiroso.
Sobre as escolas militarizadas do Estado, ele informou que as unidades são ainda mais seguras, pois elas têm, no mínimo, 15 policiais militares armados.
Vila Jardim
O comandante-geral disse que a instalação do núcleo da PM no residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista, ajudou a reduzir os índices de violência na região. “Transformamos toda polícia em polícia de proximidade. Fazemos visitas, estamos onde a sociedade quer que ela esteja. Pra isso, temos que escutar a sociedade, comerciante, mãe e pai”, explicou. “Ainda tem pessoas de conduta duvidosa [por lá], mas a PM está presente e os índices caíram muito”.
Agenda da Semana – 16/04/2023