Polícia

Comitiva do Depen vem a Boa Vista fazer relatório sobre sistema prisional

Vinda do grupo foi motivada pela situação em que se encontra o sistema prisional depois de dez mortes em briga de facções na Pamc

Uma comitiva do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça chegou ontem a Boa Vista para elaborar um relatório sobre a situação do sistema penitenciário roraimense. O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, por volta de 13h, com a meta de realizar uma visita de diagnóstico da Cadeia Pública de Boa Vista, alvo de tumulto, e da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde houve a morte de dez presos, no domingo.

As visitas começaram logo após o desembarque, às 14h, na Cadeia Pública, localizada no bairro São Vicente, zona Sul. Lá, o Depen se reuniu em particular com a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) Graciete Souto Maior. Após isso, o grupo seguiu para a Penitenciária Agrícola, localizada na zona rural de Boa Vista.

Segundo informações do Ministério da Justiça e Cidadania, o objetivo principal da visita é reunir os diálogos e avaliações conjuntas entre os técnicos dos governos Federal, Estadual e Municipal. Além disso, quer contar com a participação da sociedade civil, com o intuito de fornecer subsídios à elaboração de um Plano de Apoio ao Estado. A medida foi tomada em razão da briga entre facções criminosas que ocorreu na PAMC, na tarde de domingo, conforme foi noticiado pela Folha.

Durante as visitas, a equipe do Depen, formada pelos servidores Letícia Maranhão Matos e Pablo Moreira de Carvalho, foi acompanhada por membros da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Após as visitas, o grupo se reuniu com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindape) para ouvir também os profissionais que atuam na linha de frente dos presídios. (A.G.G)