No começo da noite da última quinta-feira, 11, policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência gerada por meio de denúncia anônima, em que o denunciante afirmou que havia escondido dentro de um apartamento no bairro Sílvio Leite, na zona Oeste, materiais eletrônicos furtados da Escola Antônia Coelho. Chegando ao local, a guarnição encontrou T.C.S, de 21 anos, que já tem passagens pela polícia pela prática de furtos e roubos na Capital.
A equipe pediu que o suspeito abrisse o apartamento, mas ele afirmou que não estava com a chave. A tia do suspeito chegou à Vila e abriu a porta, momento em que os policiais encontraram muitos equipamentos, principalmente monitores de LCD e outras partes de computadores, todos com registro de pregão, portanto, adquiridos com recursos públicos.
Os policiais explicaram que com o intuito de livrar-se das culpas dos crimes, o infrator afirma que os irmãos, menores, são responsáveis pelos delitos, que todo o material encontrado dentro do apartamento não pertence a ele, mas foi receptado pelo irmão de 15 anos.
Diante dos fatos, ele assumiu o delito enquanto era indagado pela Polícia Militar e disse que esclareceria o furto na delegacia, durante depoimento, inclusive quem ajudou a praticar o ato criminoso.
Os policiais que atenderam à ocorrência foram orientados a procurar a Polícia Federal para saber se o material recuperado deveria ser apreendido por ela, considerando que se trata de bens adquiridos por meio de finanças públicas federais.
Quanto aos computadores, a polícia afirma que no aparelho celular do conduzido há várias negociações entre ele e outras pessoas.
No momento em que foi ouvido pelo delegado da Central de Flagrantes, do 5o DP, o suspeito negou que já foi preso ou processado, que não é usuário de drogas e não foi autor do furto do material, alegando que os equipamentos pertencem a seu irmão, de 15 anos. Disse ainda que os produtos do crime apareceram no apartamento na madrugada do dia 11, quinta-feira.
Não conseguindo a confissão do indivíduo, a autoridade policial não conseguiu lavrar o flagrante, por isso determinou a liberação nas mesmas condições físicas em que foi conduzido ao DP, dispensando o exame de corpo de delito. Agentes de polícia estão investigando o caso.
Dentre os materiais furtados estão quatro CPU’s da marca CCE, cor preta, (MEC/SEED – Pregão: FNDE 71/2010); três monitores de cor preta, marca Samsung; um monitor HP, cor preta, três cartões de memória; três teclados, cor preta; dois nobreaks; dois mouses; uma estrutura para comportar celulares (pau de selfie); uma bolsa feminina, cor marrom; um facão com 60 cm de lâmina; uma faca; três pendrives; um Ipod, cor azul; dois celulares.
O 5o Distrito Policial informa que os proprietários dos produtos descritos devem comparecer à delegacia para serem restituídos. (J.B)