Polícia

Condutores de veículos continuam desrespeitando áreas para ciclistas

Ciclista denunciou o caso aos agentes de trânsito depois que condutor do veículo se recusou a tirar o carro da ciclovia

Na manhã desta segunda-feira, 29, um ciclista flagrou um homem com o veículo estacionado na ciclovia localizada na Rua Alfredo Cruz, esquina com a Avenida Capitão Júlio Bezerra, no Centro. Conforme a denúncia, o ciclista estava indo para o trabalho pela ciclovia quando se deparou com o carro impedindo a passagem.

Ele chegou a pedir ao motorista para tirar o carro do local, mas o homem se recusou. “Algumas vezes da semana, utilizo a ciclovia para ir ao trabalho, quando me deparei com essa cena. Tentei pedir com educação para que o homem se retirasse, mas ele disse que não iria fazer”, relatou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smtran), o motorista de veículo flagrado por agentes de trânsito invadindo as ciclovias poderá receber multa de R$ 574,62 e menos sete pontos na Carteira de Habilitação, considerando que a infração é considerada gravíssima.

O condutor ainda poderá responder por danos ao patrimônio público. Em caso do veículo estacionado, a infração é grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. O veículo ainda pode ser removido pelo guincho das instituições responsáveis pela organização do trânsito.

Os agentes de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) foram até o local citado para verificar a situação. As denúncias devem ser feitas pela Central 156 e pelo 190 no momento do ato, pois só haverá multa se a irregularidade for presenciada pelo agente de trânsito. (J.B)