Polícia

Corpo de Bombeiros encerra busca após não encontrar vestígio de aeronave

Avião desapareceu no dia 04 de agosto

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraimaencerrou, no final da tarde de sábado, dia 21, as buscas pelas vítimas do acidente aeronáutico ocorrido no dia 4 de agosto na Terra Indígena Yanomami.

A equipe iniciou as buscas terrestres na terça-feira (17/08) após a Força Aérea Brasileira encerrar as buscas aéreas.

“Após mais de 11 dias do acidente, a FAB não conseguiu localizar a aeronave e, como havia a possibilidade da mesma estar abaixo da copa das árvores. A partir da autorização da FAB, o CBMRR iniciou as buscas. A área onde foi realizada a busca apresenta uma grande quantidade de árvores, a maioria com mais de 60 metros de altura, várias formações de serras com subidas e descidas, e áreas pantanosas (charcos) de grandes dimensões” informou por meio de nota.

Segundo os bombeiros, mesmo com as dificuldades apresentadas no terreno, a equipe de busca terrestre do CBMRR conseguiu percorrer todos os pontos GPS determinados no planejamento prévio da missão, cobrindo uma área de 40km quadrados.

Após percorrer toda a área, o CBMRR encerrou a busca terrestre e não localizou nenhum vestígio da presença de vítimas (fogueiras, pedaços de roupas, etc) ou da queda da aeronave (árvores danificadas, etc).

Recompensa

A família do piloto Cristiano Nava Encarnação, de 32 anos, que desapareceu após decolar no avião de pequeno porte com Wallace Gabriel de Souza Lopes, 24, e Antonio José Oliveira da Silva, 46, rumo a uma região de garimpo na terra Yanomami, chegou a oferecer uma recompensa de R$ 30 mil para quem fornecer informações verídicas que possam ajudar a localizar os três homens. 

A aeronave está desaparecida desde o último dia 4 de agosto. Antônio José fretou o avião, levando Wallace Gabriel para consertar um helicóptero que deu pane na terra indígena do Homoxi, em avião pilotado por Cristiano Nava. A previsão de retorno era o mesmo dia. 

Inicialmente as buscas foram conduzidas pela FAB (Força Aérea Brasileira), mas o temor de familiares de que as buscas fossem encerradas, o que acabou se concretizando. Segundo a instituição, a operação foi suspensa até que fosse encontrado algum vestígio que levasse a localizá-los.