Criança é hospitalizada após achar arma debaixo da cama e atirar na própria cabeça

Inicialmente, garoto foi levado consciente para o posto de saúde da vila Félix Pinto, na cidade de Cantá, no Norte de Roraima

Fachada do Hospital da Criança (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Fachada do Hospital da Criança (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Um garoto de nove anos achou uma arma debaixo da cama de casa e, ao manuseá-la, disparou acidentalmente contra a região esquerda da própria cabeça, próxima à orelha. Ele foi levado consciente para o posto de saúde da vila Félix Pinto, na cidade de Cantá, no Norte de Roraima.

Depois, o menino foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) para internação no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista. O caso aconteceu na sexta-feira (3), na vila Rodrigão, em Cantá.

Um jovem de 27 anos relatou à PM que, enquanto trabalhava no comércio anexo à residência onde mora a vítima, ouviu um barulho alto oriundo do quarto da casa. Ele disse ter corrido para verificar o que aconteceu e encontrou o menino ferido na cabeça, sendo amparado pelo irmão do garoto, de 12 anos.

Ao perceber a gravidade do ferimento, o jovem levou a vítima imediatamente ao posto de saúde da vila Félix Pinto. A testemunha informou que desconhecia a presença de armas na residência e não entendia como o disparo ocorreu.

O irmão da vítima, por sua vez, relatou aos policiais que, no momento do disparo, estava na cozinha da residência e que após ouvir o barulho, correu até o quarto e encontrou o menino sentado na cama, ferido na cabeça, com sangramento intenso e um revólver sobre a cama. Ele disse que, nesse momento, afastou a arma da criança e tentou ajudá-lo.

Questionado pela PM, o adolescente de 12 anos confirmou a existência de três armas na casa, sendo um revólver e duas “armas longas”, sendo estas debaixo da cama, enquanto a outra na prateleira onde sua mãe e o padrasto guardavam roupas.

Após o relato, os policiais, acompanhados de um parente da vítima, de 37 anos, apreenderam as armas na residência, todas debaixo da cama: um revólver calibre .38, encontrado dentro de um coldre de tecido preto, carregado com uma munição intacta e um estojo deflagrado; uma espingarda calibre .22, carregada com munição correspondente; e uma carabina de ar comprimido calibre 5.5, carregada com seu projétil específico. A PM também encontrou no local duas munições calibre .28.

Por outro lado, os agentes não localizaram documentos que comprovem a regularidade do armamento. Até a conclusão da ocorrência, a PM não conseguiu contato com os pais da criança vítima do tiro acidental, os quais estavam em Boa Vista.