Um mecânico de 29 anos foi mais uma vítima de uma série de clonagens de contas de WhatsApp que estão ocorrendo em Boa Vista quando às 12h da segunda-feira, dia 16, recebeu mensagem pelo aplicativo que acreditava ser de um amigo, uma vez que o número de telefone era do colega de trabalho.
Na ocasião, o falso amigo explicou que estava com problemas no WhatsApp e pediu que a vítima recebesse um código em seu telefone, fizesse um print e encaminhasse para ele. Sem desconfiar de nada, o homem fez todo o procedimento. Momentos depois percebeu que o aplicativo foi desinstalado de seu aparelho e não entendeu o que havia acontecido.
Conversando com um familiar, descobriu que tinha sido enganado e que o criminoso havia clonado seu WhatsApp. Como tinha outro número do amigo com quem trabalha, enviou mensagem informando que tinha sido vítima de um crime e que alguém estava se passando pelo colega para clonar aplicativos.
O colega, por sua vez, disse para a vítima que já não usava o número porque foi alvo de uma ação do mesmo estelionatário. Temendo, o mecânico passou a avisar a todos os amigos, por mensagem de texto que não deveriam depositar dinheiro a ninguém que fizesse pedido usando seu número, porque se tratava de um golpe.
Um dos amigos da vítima chegou a afirmar naquele mesmo dia que recebeu uma mensagem do número que era do mecânico e o estelionatário pedia dinheiro, mas não fez qualquer transação bancária. O caso foi registrado na Central de Flagrantes do 5° DP para que a Polícia Civil proceda conforme a lei. (J.B)