Durante este ano, a equipe da Delegacia-Geral de Homicídios (DGH) indiciou 81 pessoas por homicídio e latrocínio, que significa roubo seguido de morte. De 2009 a 2014, foram efetuados 101 prisões com apoio de equipes de outras delegacias. A DGH solucionou 80% dos crimes investigados em Boa Vista.
Conforme o delegado Juracy Rocha, titular da DGH, os crimes de homicídios consumados e tentados praticados com emprego de arma de fogo, nos últimos três anos, aumentaram em relação aos efetuados com arma branca. Em 2012 foram 53%, em 2013 totalizaram 71% e até, o início de dezembro deste ano, foram 58%.
O delegado explicou que o nível de violência em Boa Vista está tolerável em comparação a cidades de mesmo índice populacional, apesar da cidade está em constante crescimento. Ele destacou que os principais motivos para este tipo de crime é ingestão de bebida acoolica, que ocasiona discussões e também brigas de galeras. Mas disse que hoje a situação vem mudando por conta do aumento do tráfico de drogas na Capital, que se tornou o principal fator para prática desses tipos de delitos.
A DGH, que funciona no prédio do 5º Distrito de Polícia, no Distrito Industrial, zona Sul, tem como atribuição investigar crimes como homicídios, infanticídios, abortos e latrocínios consumados. A equipe conta com plantonistas que trabalham 24 horas. Segundo Juracy Rocha, Boa Vista é uma das cidades do Brasil com melhor índice de crimes contra a vida elucidados.
Polícia