A partir da próxima segunda-feira, 23, as delegacias de polícia da Capital passarão a atender o público em horário ampliado. A informação foi divulgada pela Polícia Civil em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem. Antes desta decisão, as delegacias fechavam as portas para atendimento às 13h30, o que regou uma repercussão negativa na matéria divulgada nacionalmente por uma emissora de TV durante uma série de reportagem sobre a criminalidade em Roraima.
Conforme a delegacia-geral da Polícia Civil, Haydeé Magalhães, a medida tem como objetivo melhorar o atendimento à população, otimizando os serviços que são oferecidos pelos profissionais das delegacias. “O modelo que era usado não tinha tanta eficácia e isso deixava a Polícia Civil inoperante. Com isso, a pessoa que necessitar dos serviços da polícia tê-lo com mais rapidez, pois será atendida na unidade circunstancial mais próxima do local do crime ou da sua casa”, afirmou.
Com a medida, fica estabelecido horário de funcionamento das 07h30 às 13h30 e das 13h30 às 19h30 para os cinco distritos policias da Capital. A determinação atinge também departamentos especializados, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ), Delegacia de Proteção ao Idoso e Portador de Necessidades Especiais) e o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA).
Para o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Marcos Lázaro, a mudança possibilitará dar maior rapidez na elucidação das ocorrências criminais. “A ação visa dar mais efetividade no resultado das investigações, tendo em vista que as delegacias distritais especializadas passaram a absorver toda a demanda de ocorrências dentro da sua área de atuação departamental ou em relação ao delito cometido até as 19h30”, destacou.
Lázaro afirmou que a mudança faz parte de um pacote de medidas de governo, não tendo vínculo com as recentes reportagens veiculadas na mídia nacional sobre o caos da segurança pública do Estado. “Essa mudança reforça, mais uma vez, o comprometimento da governadora em melhorar o atendimento à população. Essas mudanças fazem parte de uma ampla política de governo e já estava contemplada bem antes dessa matéria ser veiculada na mídia nacional”.
Segundo ele, as ações que, por ventura ocorrerem após as 19h30, poderão ser feitas na Central de Flagrantes da Polícia Civil, que funcionará no primeiro piso do 5º DP, no Distrito Industrial, zona Sul. “Após o horário de expediente, toda demanda que tenha necessidade de lavratura do auto de prisão em flagrante, termo circunstancial de ocorrência, procedimento relativo à adolescente infrator e a violência domestica serão concentrados na Central de Flagrantes”, frisou.
“Vale salientar que todas as delegacias estarão abertas 24 horas para o registro de ocorrências, realização de exames periciais e para o atendimento em geral, que são ações que não demandam ato de flagrante”, afirmou o diretor. (M.L)
DPCA e DPIPNE