Um motorista foi parado e levado à delegacia por suposto crime de adulteração da placa de um veículo, durante fiscalização na BR-174 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-RR). O detalhe é que o condutor informou que é irmão de um delegado da Polícia Civil e que o veículo com placa possivelmente adulterada pertence ao Governo do Estado.
O caso ocorreu próximo ao KM 491.0 na BR-174, já no município de Boa Vista, por volta das 16h. O veículo em questão é uma Montana Conquest, na cor cinza e placa NAN 6109.
Ao ser abordado o condutor teria apresentado a documentação do veículo e os policiais rodoviários federais perceberam que o carro tinha três certificados de registro e licenciamento de veículo (CRLV).
Um deles seria o documento original da Montana. Outro documento atribuía a mesma placa a um veículo de modelo diferente, Corsa Classic que tem como placa original NAQ 0170. O terceiro CRLV apresentado também consta a paca NAN 6109 no nome do Governo do Estado de Roraima, com os campos de informação omitidos por asteriscos.
Porém, o relato é que ao consultar o sistema, não foi verificado nenhum veículo cadastrado com a placa NAN 6109, ou seja, placa não existe.
Diante da suspeita de adulteração, a equipe da PRF teria então realizado uma fiscalização e após consulta a equipe teria então constatado que o veículo deveria apresentar a placa NAV 5830, placa original da Montana.
O relato é que o condutor teria dito que o veículo pertence à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-RR). Disse ainda que é irmão de um delegado da Polícia Civil e que estaria trazendo o carro até Boa Vista para uma oficina mecânica.
Diante do ocorrido, a PRF deu voz de prisão ao motorista pelo suposto crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, conforme o Art. 311 do Código Penal. O homem foi levado para o 5º Distrito Policial para adoção das providências cabíveis.
Indagado sobre estar de posse de um veículo da Sesp, o motorista afirmou que não é funcionário da Secretaria e que atua em cargo comissionado em um gabinete de um deputado na Assembleia Legislativa de Roraima
Imagens obtidas com exclusividade pela FolhaBV mostram o veículo estacionado em frente a um residência no dia 09/10
Governo diz que placa não é adulterada, mas que vai apurar sindicância
Em nota, a Polícia Civil de Roraima informou que o veículo é pertencente a Secretaria de Segurança Pública, tendo sido cautelado no ano de 2019, para ser utilizado no serviço da Delegacia de Caracaraí.
A Polícia Civil ressaltou que a placa não é adulterada, mas sim controlada. Ou seja, quando a placa é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) para fins de trabalho policial. Ainda assim, a secretaria deve apurar sindicância para apurar o ocorrido.
“O Delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, ao ser comunicado do caso, imediatamente determinou a instauração de uma sindicância, na Corregedoria Geral de Polícia, para apurar todos os fatos”, finalizou a nota.
Leia mais: