Funcionários da Divisão de Colonização e Assentamento (Decoa), do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), na avenida Ville Roy, no São Pedro, zona Leste, foram surpreendidos, na manhã de ontem, por um arrombamento que ocorreu no fim de semana. Os servidores se depararam com a porta da divisão danificada e aberta. Conforme a presidente do instituto, Flauenne Santiago, foi verificado que havia várias caixas de processos remexidas e um computador de uma funcionária, ligado. “Provavelmente, alguém pesquisou algo no sistema”, disse.
Segundo ela, foi registrado Boletim de Ocorrência (BO) no 1º Distrito de Polícia, que enviou uma equipe técnica, ainda pela manhã, para realizar perícia no local. Durante a verificação, perceberam que os invasores entraram no p?edio pelos fundos de um supermercado. “Ainda não temos suspeitos, pois aqui não temos sistema de câmeras de vigilância”, frisou Flauenne ao complementar que a ação pode ter sido motivada pela auditoria que está acontecendo lá e nas demais secretarias.
Ela informou que também será registrado o caso na Polícia Federal (PF), porque existem documentos de processos de terras, que necessitam de certificação fornecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Nós também faremos um levantamento de tudo que há no setor, para que possamos ter a exata noção do que sumiu do local”, destacou a presidente.
A polícia pedirá imagens das câmeras de vigilância dos prédios comerciais, próximos do Iteraima e de uma agência bancária que existe na mesma avenida, onde está situado o instituto. “Somente após o resultado da perícia, saberemos o dia que ocorreu o arrombamento, o que foi levado, quem e quantos praticaram esse ato”, frisou Flauenne Santiago. (T.C)
Polícia
Departamento do Iteraima é invadido
Invasão ocorreu no fim de semana, mas ainda não foi divulgado se documentos foram levados e se arquivos do computador foram violados