Um homem foi preso em flagrante na madrugada dessa segunda-feira, 30, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, enquanto tentava embarcar com mais de 150 canários com destino ao estado de São Paulo. A ação da Polícia Federal aconteceu depois que o indivíduo foi observado pelos funcionários da companhia aérea em atitude suspeita.
Os funcionários estranharam o volume despachado pelo passageiro e ao verificarem o conteúdo constataram que se tratava de uma gaiola com vários pássaros, momento em que comunicaram ao plantão da PF que atua dentro do aeroporto.
Abordado por um policial federal, o homem confirmou que estaria transportando os animais para serem comercializados, recebendo voz de prisão pela prática de crime previsto na Lei de Crimes Ambientais e pelo transporte de produto de receptação. Em depoimento, o suspeito confessou também que veio a Roraima exclusivamente com o intuito de caçar os pássaros e que venderia os animais por R$ 35 cada um na cidade de São Paulo, ganhando mais de R$ 5 mil reais. Esta já seria sua segunda vinda ao estado. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Os pássaros foram encaminhados à sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para cuidados e demais providências (J.B)