Segundo depoimento do autônomo à delegada Suébia Cardoso, da Central de Flagrantes (CF), era por volta das 3h, quando ele retornava sozinho de uma festa conduzindo uma bicicleta. Durante o trajeto, uma dupla de motociclistas invadiu a preferencial do autônomo fazendo com que ele caísse. Os desconhecidos desceram e o que estava na garupa travou luta corporal com a vítima, que tentava a todo custo se livrar dos bandidos e evitar o roubo do único transporte dele.
W.S. ainda chegou a sair correndo na bicicleta, porém, o que estava na garupa, posteriormente identificado como sendo o desocupado Júlio Ribeiro, 18, e o parceiro dele, saíram correndo atrás quando Júlio fez menção de atirar e sobre ameaça de morte a vítima resolveu descer da bicicleta e fugir.
Nesse instante, aparentando estarem sobre efeito de droga ou bebida alcoólica, a dupla subiu na motocicleta e o que estava atrás colocou a bicicleta entre eles. Porém, sem equilíbrio algum, a todo instante eles caíam da moto, juntavam a bicicleta e tentavam seguir viagem, o que aconteceu repetidas vezes.
Percebendo isso, a vítima sem ser vista por eles, saiu correndo atrás e conseguiu acionar a guarnição da viatura 501 da Polícia Militar (PM), comandada pelo cabo Elton, que passava pelo local.
Não tão longe dali, os policiais localizaram os ladrões e realizaram o acompanhamento tático, instante em que Júlio acabou caindo novamente junto com a bicicleta. O comparsa, identificado apenas por Joelson, conseguiu fugir.
Na delegacia ele contou à delegada que estava num bar junto com Joelson, quando no caminho até a casa dele, o comparsa disse que queria uma bicicleta e que por ela lhe pagaria a quantia de R$ 50,00.
Júlio confirmou em parte o depoimento da vítima, apenas negou que tivesse ameaçado de sacar alguma arma. Disse que caiu da bicicleta porque estava muito embriagado, e que, quando menor de idade teria sido detido por tráfico de drogas. Em seguida ele foi encaminhado à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) onde deve permanecer à disposição da Justiça.