Polícia

Detentos da PAMC causaram tumulto na noite de domingo

Familiares dizem que um preso está jurado de morte, o que teria causado o tumulto; Governo nega e diz que toque de recolher mais cedo foi motivo

No início de ontem, 31, por volta das 18h30, alguns presos iniciaram confusão na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), situada na zona rural de Boa Vista. Conforme declarações de alguns familiares dos reeducandos, a confusão teria sido iniciada por causa de um detento que está jurado de morte por um grupo de apenado.

“Esse detento está isolado de todos os outros e na quinta-feira, 28, tentaram matá-lo porque ele assassinou um dos reeducandos que fazia parte de uma facção que age lá dentro”, disse um familiar de um dos presos que preferiu não se identificar.

Outras testemunhas alegaram terem ouvido barulhos de tiros dentro da unidade prisional. “Moradores aqui da região disseram que escutaram alguns tiros dentro da P.A”, frisou outro familiar de um dos reeducandos da penitenciária.

Os familiares disseram que os presos que querem se vingar “não se aquietarão enquanto não conseguirem o que querem” e o clima de tensão continuará. “É como se fosse uma guerra lá dentro. Enquanto não se vingarem, eles não querem nem saber quem estiver pela frente, sobra para qualquer um”, destacou. Por volta das 19h, a situação foi controlada.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o tumulto se deu porque os reeducandos foram recolhidos para as celas antes do horário de costume, por conta da suspeita de fuga que houve no sábado. Porém, o tumulto logo foi contido por policiais militares. (T.C)