Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na saúde estadual de Roraima por suspeita de fraude na licitação de cirurgias ortopédicas na manhã desta sexta-feira (02). A reportagem da FolhaBV flagrou o momento de busca na Secretaria de Saúde (Sesau) e no Hospital Geral de Roraima (HGR).
A casa da secretária de saúde, Cecília Lorenzon, também foi alvo da operação.
De acordo com informações da PF, as buscas e apreensões são relacionadas a investigação de uma estrutura criminosa organizada para fraudar procedimentos licitatórios. A fraude teria ocorrido na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia, no qual terminou com a adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.
“As investigações indicam que a contratação foi feita sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do TCU e da CGU que indicaram suspeitas de direcionamento de licitação e superfaturamento da contratação da empresa pelo governo do Acre”, explicou a PF.
Uma recomendação da Controladoria Geral do Estado de Roraima para a não contratação desses serviços também teria sido ignorada.
Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Federal da 1ª Região, para serem cumpridos em Boa Vista/RR, Cuiabá/MT e Goiânia/GO, além da determinação para bloqueio de bens de mais de R$ 30 milhões dos investigados.
Sesau
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Roraima informou que será aberta a apuração administrativa dos fatos, assim que tiver acesso à investigação policial.
“A Sesau esclarece se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos de forma integral no que tange à investigação. E, se houver comprovação de qualquer irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis”, completa.